Nasa substitui equipamento no Observatório Atmosférico da Amazônia da Ufopa em Santarém


Técnico da Nasa substitui equipamento espectômetro cimel no Observatório Atmosfério da Amazônia
Divulgação
A substituição de um equipamento chamado espectrômetro cimel no Observatório Atmosférico da Amazônia, na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), em Santarém, vai potencializar a coleta de dados sobre a radiação solar em diferentes níveis atmosféricos, para entender as mudanças climáticas na região. A instalação do equipamento está sendo pelo técnico da Nasa (agência espacial dos Estados Unidos) Christopher Bennett.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
O equipamento faz parte da rede Aeronet, desenvolvida pela Nasa, que investiga a suspensão de partículas no ar (aerossóis), como poeira, cinzas e fumaça, por exemplo. A Ufopa faz parte dessa rede por meio do Projeto Sonda, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com quem a universidade tem parceria.
O novo equipamento instalado vai possibilitar fazer medições noturnas, o que não ocorria com o anterior. Além de verificar a quantidade de aerossóis a partir da radiação solar, também poderá coletar informações a partir da luminosidade da lua.
De acordo com o professor Lucas Vaz Peres, do curso de Ciências Atmosféricas da Ufopa, o equipamento consegue medir a quantidade de aerossóis no período noturno, o que é de grande importância, em função de que Santarém, assim como toda a região amazônica, sofrer as consequências das queimadas, dos aerossóis que ficam em suspensão na atmosfera em função das queimadas, principalmente entrando agora no período seco.
Instalação de novo equipamento no Observatório Atmosférico da Ufopa em Santarém
Divulgação
A troca do equipamento foi motivada pela preocupação com a chegada do tempo conhecido como verão amazônico, quando há maior incidência de queimadas na região, principalmente depois dos registros feitos no ano passado, quando a região ficou encoberta por fumaça durante um grande período. “Ano passado a gente sofreu bastante com relação a isso, então a Nasa, que é a proprietária desse equipamento, que está na sua rede, na rede Aeronet, está preocupada em bem monitorar essa questão aqui na Amazônia”, enfatizou Peres.
Essa potencialização da coleta de dados atmosféricos no Observatório da Ufopa também ajudará nas pesquisas científicas para trabalhos de conclusão de curso na graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado.
O técnico da Nasa, responsável pela troca do equipamento, está sendo acompanhado pelos professores Lucas Vaz Peres, Rodrigo da Silva e Theomar Neves, do curso de Ciências Atmosféricas do Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa. A atividade também conta com o acompanhamento da estudante Nicole de Oliveira, aluna do curso e bolsista do Inpe. O trabalho deve ser concluído nesta sexta-feira (18).
Professor Lucas Vaz Peres acompanha trabalho do técnico da Nasa Cristhopher Bennett para substituição de equipamento no Observatório Atmosférico da Ufopa
Divulgação
Christopher Bennett veio direto dos Estados Unidos, passou por São Paulo, Alta Floresta, fazendo a substituição de equipamentos também nesses locais.
“Estamos acompanhando o trabalho de substituição do espectrômetro cimel porque a gente tem esse interesse em ter boas medidas aqui, para poder prestar esse serviço de informação à população, e também ter dados para pesquisas científicas, TCCs de alunos de graduação, dissertações e teses de mestrado e doutorado, né? Tudo isso pode ser fomentado a partir de que nós temos dados de boa qualidade, bem calibrados, sendo coletados aqui na nossa região”, finalizou Lucas Vaz Peres.
Alunos de escola estadual visitam observatório atmosférico da Ufopa
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.