Jaqueta com alma do sertão: Eric Land homenageia Raimundo Jacó em festa criada em memória ao vaqueiro em Serrita, PE


Eric Land homenageia Raimundo Jacó em festa criada em memória do vaqueiro em Serrita
Victor Gomes
No palco iluminado pela fé e pela história, a bravura do sertão ganhou forma em tecido, costura e emoção. Nesta sexta-feira (18), durante apresentação na tradicional Missa do Vaqueiro em Serrita, no Sertão de Pernambuco, o cantor Eric Land emocionou o público ao subir ao palco vestindo uma jaqueta feita à mão e totalmente personalizada em homenagem ao lendário Raimundo Jacó, vaqueiro que carrega em si a lenda e o sangue do Nordeste.
Mais que uma peça de roupa, a jaqueta é um símbolo vivo de memória e resistência, carregando nas fibras a trajetória do primo de Luiz Gonzaga, assassinado em 1954 e eternizado na canção “A Morte do Vaqueiro”.
“Subir ao palco em Serrita, vestindo essa jaqueta, foi algo muito simbólico pra mim. Jacó não é só uma figura histórica, ele representa a bravura, a tradição e a alma do vaqueiro nordestino. Essa festa celebra a força dessa cultura, e homenagear um homem como ele, que carregava o sertão no peito, foi uma forma de manter viva a memória e a importância de tudo que ele representa. Foi emocionante levar essa imagem comigo no palco”, contou Eric Land.
A Missa do Vaqueiro é mais do que um evento religioso ou cultural, é um encontro de fé, saudade e resistência. A celebração nasceu de um clamor por justiça e memória. Após o assassinato de Jacó, Luiz Gonzaga, inconformado com a impunidade, escreveu a canção em 1963. Em 1970, ao lado do poeta Pedro Bandeira e com a benção do padre João Câncio, nasceu a primeira Missa no Sítio Lajes, zona rural de Serrita.
Leia também:
Festa do Jacó em Serrita: Atrações musicais e 55ª Missa do Vaqueiro neste fim de semana
Este ano, a celebração marcou 71 anos sem Raimundo Jacó, 51 anos do Parque João Câncio e 26 anos do Coral Aboios, reafirmando o compromisso com a história, a música e os vaqueiros do Nordeste. Para o secretário de Cultura de Serrita, Carlos Peixoto, o gesto de Eric Land tocou profundamente a todos.
“Isso só mostra o apelo cultural que de fato é a nossa festa. Nos deixa orgulhosos, felizes e emocionados. Assim como emocionou João Gomes, artista da terra, que subiu no palco da Missa do Vaqueiro esse ano pela primeira vez e chorou. É isso: participar dessa festa é participar de encontros de emoções”, destacou.
Forró, tradição e vaquejada são características da Festa do Jacó, realizada no Parque Estadual João Câncio, em Serrita
Divulgação/Redes Sociais
Em meio à caatinga, sob o sol do sertão e cercado de vaqueiros, turistas, famílias e fiéis, o maior evento do gênero no país mostrou mais uma vez por que resiste. E o cenário, ainda que desafiador, não é obstáculo, mas parte da identidade.
“A gente faz uma festa no meio da caatinga, no meio do mato, longe de tudo. A gente consegue entregar uma infraestrutura gigantesca. São meses trabalhando pra isso. Mesmo com todas as limitações, a festa é linda, é segura. A gente não vê briga, não vê confusão. É celebração cultural”, completou Carlos Peixoto.
Festa do Jacó: Serrita recebe mais de 30 atrações até domingo (20)
Na Missa do Vaqueiro, cada gesto carrega raízes. Cada lágrima tem nome, cada verso tem chão, cada vaqueiro é memória. E naquela sexta, entre aboios e canções, Raimundo Jacó viveu novamente, como sempre vive, no palco, no figurino e no coração de todo um povo.
A programação dos festejos em homagem ao vaqueiro segue até este domingo (20), quando além da programação musical, será realizada a 55ª Missa do Vaqueiro, no Sítio Lajes. Com uma média de público de 40 mil pessoas por dia, a festa, que teve início na quinta-feira (17), já contou com atrações como João Gomes, Wesley Safadão e Canários do Reino.
Confira as próximas atrações:
Sábado (19)
Henry Freitas
Priscila Senna
Joelma
Capim com Mel
Lucas e Maurinho
Raynel Guedes
Rômulo Junior
Domingo (20)
55ª Missa do Vaqueiro em Serrita : 08h – Concentração; 09h – Desfile dos Vaqueiros; 10h – Santa Missa com Dom José Vicente e Padre Antônio Júlio + Apresentação de Quinteto Violado, Josildo Sá, Kátia de Tróia, Cícero Mendes & Chico Justino e Rômulo Carlos; Local: Sítio Lajes
Desejo de Menina
Galícia
Avine Vinny
Felipão & Forró Moral
Manim Vaqueiro
Walkyria Santos
Katia de Tróia
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.