
Eric Land homenageia Raimundo Jacó em festa criada em memória do vaqueiro em Serrita
Victor Gomes
No palco iluminado pela fé e pela história, a bravura do sertão ganhou forma em tecido, costura e emoção. Nesta sexta-feira (18), durante apresentação na tradicional Missa do Vaqueiro em Serrita, no Sertão de Pernambuco, o cantor Eric Land emocionou o público ao subir ao palco vestindo uma jaqueta feita à mão e totalmente personalizada em homenagem ao lendário Raimundo Jacó, vaqueiro que carrega em si a lenda e o sangue do Nordeste.
Mais que uma peça de roupa, a jaqueta é um símbolo vivo de memória e resistência, carregando nas fibras a trajetória do primo de Luiz Gonzaga, assassinado em 1954 e eternizado na canção “A Morte do Vaqueiro”.
“Subir ao palco em Serrita, vestindo essa jaqueta, foi algo muito simbólico pra mim. Jacó não é só uma figura histórica, ele representa a bravura, a tradição e a alma do vaqueiro nordestino. Essa festa celebra a força dessa cultura, e homenagear um homem como ele, que carregava o sertão no peito, foi uma forma de manter viva a memória e a importância de tudo que ele representa. Foi emocionante levar essa imagem comigo no palco”, contou Eric Land.
A Missa do Vaqueiro é mais do que um evento religioso ou cultural, é um encontro de fé, saudade e resistência. A celebração nasceu de um clamor por justiça e memória. Após o assassinato de Jacó, Luiz Gonzaga, inconformado com a impunidade, escreveu a canção em 1963. Em 1970, ao lado do poeta Pedro Bandeira e com a benção do padre João Câncio, nasceu a primeira Missa no Sítio Lajes, zona rural de Serrita.
Leia também:
Festa do Jacó em Serrita: Atrações musicais e 55ª Missa do Vaqueiro neste fim de semana
Este ano, a celebração marcou 71 anos sem Raimundo Jacó, 51 anos do Parque João Câncio e 26 anos do Coral Aboios, reafirmando o compromisso com a história, a música e os vaqueiros do Nordeste. Para o secretário de Cultura de Serrita, Carlos Peixoto, o gesto de Eric Land tocou profundamente a todos.
“Isso só mostra o apelo cultural que de fato é a nossa festa. Nos deixa orgulhosos, felizes e emocionados. Assim como emocionou João Gomes, artista da terra, que subiu no palco da Missa do Vaqueiro esse ano pela primeira vez e chorou. É isso: participar dessa festa é participar de encontros de emoções”, destacou.
Forró, tradição e vaquejada são características da Festa do Jacó, realizada no Parque Estadual João Câncio, em Serrita
Divulgação/Redes Sociais
Em meio à caatinga, sob o sol do sertão e cercado de vaqueiros, turistas, famílias e fiéis, o maior evento do gênero no país mostrou mais uma vez por que resiste. E o cenário, ainda que desafiador, não é obstáculo, mas parte da identidade.
“A gente faz uma festa no meio da caatinga, no meio do mato, longe de tudo. A gente consegue entregar uma infraestrutura gigantesca. São meses trabalhando pra isso. Mesmo com todas as limitações, a festa é linda, é segura. A gente não vê briga, não vê confusão. É celebração cultural”, completou Carlos Peixoto.
Festa do Jacó: Serrita recebe mais de 30 atrações até domingo (20)
Na Missa do Vaqueiro, cada gesto carrega raízes. Cada lágrima tem nome, cada verso tem chão, cada vaqueiro é memória. E naquela sexta, entre aboios e canções, Raimundo Jacó viveu novamente, como sempre vive, no palco, no figurino e no coração de todo um povo.
A programação dos festejos em homagem ao vaqueiro segue até este domingo (20), quando além da programação musical, será realizada a 55ª Missa do Vaqueiro, no Sítio Lajes. Com uma média de público de 40 mil pessoas por dia, a festa, que teve início na quinta-feira (17), já contou com atrações como João Gomes, Wesley Safadão e Canários do Reino.
Confira as próximas atrações:
Sábado (19)
Henry Freitas
Priscila Senna
Joelma
Capim com Mel
Lucas e Maurinho
Raynel Guedes
Rômulo Junior
Domingo (20)
55ª Missa do Vaqueiro em Serrita : 08h – Concentração; 09h – Desfile dos Vaqueiros; 10h – Santa Missa com Dom José Vicente e Padre Antônio Júlio + Apresentação de Quinteto Violado, Josildo Sá, Kátia de Tróia, Cícero Mendes & Chico Justino e Rômulo Carlos; Local: Sítio Lajes
Desejo de Menina
Galícia
Avine Vinny
Felipão & Forró Moral
Manim Vaqueiro
Walkyria Santos
Katia de Tróia
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE