Sete dicas para empreender com pouco dinheiro


Empreendedores de todo país participam da etapa nacional da Expofavela 2024, em São Paulo
Redes sociais/Expofavela
Empreender não é uma tarefa fácil, mas com planejamento e foco é possível abrir uma empresa e correr atrás dos sonhos.
O assunto está entre os temas abordados nos eventos da Expo Favela Minas, que começou nesta sexta-feira (18) no Sebrae Minas, em Belo Horizonte. Neste sábado (19), o Rolê das Gerais, da TV Globo, será exibido ao vivo direto da feira de negócios. A transmissão ocorre a partir das 15h15.
Segundo o Sebrae Minas, ter pouco dinheiro não impede a estruturação de um negócio enxuto e com potencial para crescimento.
“O empreendedor deve começar com que o que ele tem nas mãos e buscar sempre capacitações e orientações em instituições que vão apoiar o seu negócio. O Sebrae tem várias plataformas com conteúdos gratuitos, para que ele possa se desenvolver”, afirma a analista do Sebrae Minas, Michelle Chalub.

Nessa reportagem, a especialista mostra como estruturar o seu negócio em 7 etapas:
1. Escolha um nicho e defina o produto ou serviço

A escolha do nicho é importante, pelo fato de ser uma oportunidade de o empreendedor concentrar esforços e mesmo seus recursos de uma forma mais eficaz. Ao definir o produto ou serviço que será oferecido, o empreendedor pode ter destaque no mercado local e conseguir ser mais assertivo na entrega do produto ou serviço.
2. Conheça seu público
Quando a gente fala em conhecer o público, a gente está considerando aspectos sociais, culturais e econômicos. Todos os dados que possam influenciar na decisão de compra do seu cliente e também no seu desempenho como empreendedor.
3. Defina a estrutura do negócio
É preciso definir, por exemplo, se o negócio vai ser vendido pelas plataformas de internet ou de forma presencial. Além disso, precisa se estruturar juridicamente também, como por exemplo, constituir uma MEI (Microempreendedor Individual). Isso garante que o empreendedor possa ter crescimento e longevidade maiores na ideia que ele está implementando.
4. Monte uma estratégia de marketing
O desenvolvimento dessa estratégia precisa ser direcionado ao público-alvo para ter resultado de alcance e engajamento. Para isso é preciso utilizar as redes sociais, identificando quais redes sociais são mais utilizadas, buscar parceria com outros empreendedores e se conectar com outros negócios, para que o produto ou serviço consiga chegar até o cliente.
5. Entenda as formas de tributação
O empreendedor precisa usufruir das possibilidades que tem como formalizado, entendendo os seus direitos e deveres quando se tem um CNPJ.
6. Faça um bom planejamento financeiro
Planejar as finanças do negócio é uma etapa fundamental para o crescimento a longo prazo, para a sustentabilidade do negócio. Não precisa pensar em grandes sistemas. É ter, minimamente, os controles financeiros e de custos, o fluxo de caixa para ele entender o negócio dele, saber a precificação correta do produto ou serviço.
7. Faça um bom plano de negócios
Têm muitos empreendedores que pensam que plano de negócio é algo estático, que se faz uma vez só. Mas é o contrário. O plano de negócios é vivo, um guia, uma rota estratégica que o empreendedor vai ter para detalhar as metas, objetivos e o dinheiro necessário para alcançar as metas e a longevidade do negócio. Ele precisa colocar as ideias no papel.
Negócio premiado
Dudu e sua equipe durante a etapa nacional da Expo Favela, em São Paulo, no ano passado: prêmio de 100 mil reais.
Redes sociais/Divulgação
Eduardo Rodrigo Nascimento Silva, conhecido como Dudu, é cofundador de uma empresa mineira que oferece soluções em acessibilidade. No ano passado, ele e a equipe venceram a etapa nacional da Expo Favela, em São Paulo, depois de passar pelo processo de seleção junto com empreendedores de todas as regiões do Brasil.
Além do troféu, eles levaram para Minas Gerais um prêmio de R$ 100 mil. Ele conta que com o prêmio, a empresa adquiriu novas tecnologias, reestruturou o curso de Libras e ampliou a equipe.
“Representar Minas Gerais, representar sonhos e conquistar esse título nacional reafirma o que sempre acreditamos: Minas é um celeiro de ideias potentes e empreendimentos transformadores”, disse Dudu.
A receita para que um empreendimento na periferia dê certo?
“Acho que é da favela que sai grandes negócios. Primeiro, a pessoa deve identificar as ‘dores da sociedade’ e transformar isso em oportunidades. É importante também criar uma rede, fazendo com quem mais pessoas conheçam seu negócio. Outra dica é pensar com carinho nas redes sociais. Conhecimento nunca é demais, portanto, entenda o mercado, a concorrência e principalmente seu negócio”, aconselha.
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