
Ameaças, morte, tiros, estupro: veja acusações contra fazendeiro de Ribeirão Preto, SP
As acusações de ameaça e intimidações a vizinhos atribuídas a Alípio João Júnior trouxeram à tona um histórico de outras condutas graves envolvendo o fazendeiro. Os casos vão desde estupro e cárcere privado até imprudência ao volante, que resultou na morte de uma pessoa, e maus-tratos a animais.
O fazendeiro, de 58 anos, está preso preventivamente e é investigado pelo Ministério Público de Ribeirão Preto (SP) por perturbação do sossego, ameaça, injúria racial, perseguição, coação e injúria com motivação homofóbica. Estes crimes são referentes às denúncias mais recentes envolvendo o nome dele, feitas por moradores do prédio onde ele mora.
Segundo o promotor de Justiça Paulo José Freire Teotônio, que acompanha o caso, o fazendeiro não poderia estar vivendo em sociedade devido às constantes intimidações e ameaças a vizinhos.
📱 Baixe o app do g1 para ver notícias de Ribeirão e região em tempo real e de graça
Alípio deve passar por um exame de insanidade mental por determinação da Justiça, ainda sem data para acontecer. À EPTV, afiliada da TV Globo, a defesa alegou que ele sofre de transtornos mentais.
LEIA TAMBÉM
Quem é o fazendeiro suspeito de ameaçar explodir apartamento de vizinhos e atirar em segurança de shopping no interior de SP
Condomínio contrata segurança particular após ameaças de morador a vizinhos em Ribeirão
Justiça determina exame de insanidade mental de fazendeiro suspeito de ameaçar vizinhos
A maioria dos crimes envolvendo o nome de Alípio foi registrada em boletim de ocorrência, segundo as vítimas.
O g1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública para saber quantos deles existem, mas a pasta informou que não dispõe deste tipo de levantamento.
Alípio João Júnior, Ribeirão Preto (SP)
Redes sociais
Veja abaixo alguns dos casos que se têm conhecimento:
Explosão de bomba em varanda: No dia 10 de julho, o morador de um prédio na região central de Ribeirão Preto procurou a polícia para denunciar que Alípio explodiu uma bomba na varanda do apartamento dele e estaria causando problemas frequentemente no condomínio
Ameaças de morte a crianças: No mesmo boletim de ocorrência, constava a informação de que, nos últimos meses, o fazendeiro passou a enviar mensagens de áudio ameaçando de morte o vizinho e a família dele, e o síndico do prédio e a filha.
O medo dos moradores levou a administração a contratar um segurança particular para proteger os vizinhos de Alípio. As denúncias chegaram ao Ministério Público, que passou a investigar os casos.
Condomínio de Ribeirão Preto, SP, contratou segurança particular por causa de morador que ameaçava vizinhos
Reprodução/EPTV
Tiro em shopping: No dia 17 de junho, o fazendeiro foi preso após atirar com uma arma de pressão em um segurança de um shopping na zona Leste de Ribeirão.
O caso aconteceu após uma discussão porque Alípio perdeu o ticket do estacionamento e a cancela não liberou a saída dele. (veja vídeo abaixo)
Vídeo mostra homem atirando em segurança de shopping em Ribeirão Preto
Perseguição de ex-namorada: Em 2024, Alípio chegou a namorar Ana Paula Junqueira, engenheira agrônoma condenada a indenizar a balconista de uma loja de conveniência em Ribeirão Preto. O relacionamento terminou e ela passou a persegui-lo, inclusive no condomínio onde ele morava. A mulher entrava no prédio sem autorização e chegou a danificar a caminhonete dele. Alípio procurou o síndico para relatar os problemas.
Acidente de trânsito com morte: Em 2017, o fazendeiro se envolveu em um acidente de trânsito no Sul de Minas Gerais, que terminou na morte de um lavrador de 40 anos. Segundo o boletim de ocorrência, Alípio disse que perdeu a direção da caminhonete, subiu em um barranco e capotou. A vítima estava na caçamba, foi arremessada, e não resistiu aos ferimentos.
Maus-tratos a animais: Em 2016, o pai de Alípio morreu e o fazendeiro entrou na Justiça contra a família pra ser o inventariante. Por conta de uma briga judicial, ele parou de cuidar das fazendas e dos animais que viviam nela. O gado chegou a ficar subnutrido e muitas cabeças morreram.
Desavenças por conta de sítio: No mês passado, um homem procurou a polícia para falar que, em 2016, comprou um sítio em Tapiratiba (SP), que era objeto do inventário de Alípio, e colocou cercas para delimitar a divisa, mas foi ameaçado pelo fazendeiro.
Estupro e cárcere privado a ex-companheira: Em 2015, uma mulher que se relacionou com Alípio por cinco meses registrou um boletim de ocorrência e conseguiu uma medida protetiva contra ele após ser trancada no apartamento dele por cinco horas, período em que foi estuprada e agredida.
Mulher foi agredida e abusada por Alípio João Júnior durante breve relacionamento com ele, em Ribeirão Preto, SP
Jefferson Neves/EPTV
Ameaças à madrasta: Também em 2015, a madrasta de Alípio procurou a polícia dizendo que recebeu uma ligação dom ameaças. Segundo ela, o fazendeiro falava que tinha transferido o veículo para uma organização criminosa e que eles iriam matá-la e ao filho dela e que ele iria herdar toda herança. Ele ainda teria agradecido a mulher por fazer ele ser um homem rico.
Desentendimento com dono de imobiliária: O dono de uma imobiliária também procurou a polícia para dizer que recebeu mensagens ofensivas de áudio e texto. Segundo ele, o conteúdo era vexatório e tinha muitas ameaças.
Veja mais notícias da região no g1 Ribeirão Preto e Franca
VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região