Sentenciado a mais de 80 anos, detento é recapturado 1 mês após fuga de presídio do Acre


Polícia recaptura um dos 9 fugitivos do presídio de Rio Branco um mês após fuga
Arthur Carvalho Gomes, de 28 anos, foi recapturado por agentes da Polícia Militar (PM-AC) na tarde do último sábado (19). Ele é um dos nove detentos envolvidos na primeira fuga de 2025 do Complexo Penitenciário de Rio Branco, ocorrida no dia 19 de junho. Os outros oito continuam foragidos.
Segundo o comandante do 2º Batalhão da PM-AC, coronel Felipe Russo, os policiais obtiveram a informação de que o fugitivo estava alternando entre diversos endereços e que estaria em um buffet com familiares e amigos durante uma comemoração.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AC no WhatsApp
Com as informações, a PM montou uma operação para recapturá-lo em conjunto com o Batalhão de Operações Especiais (Bope), por meio da equipe das Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam).
O local, segundo o boletim de ocorrência, tinha diversas rotas de fuga.
LEIA TAMBÉM:
Sete detentos fogem do Complexo Penitenciário de Rio Branco
Roubo, homicídios e participação em facções: penas dos foragidos de presídio no AC ultrapassam 400 anos
Arthur Carvalho Gomes é um dos 9 envolvidos na 1ª fuga de 2025 do presídio de Rio Branco
Arquivo/Iapen
Ainda de acordo com a polícia, ele tentou se esconder dentro de um dos cômodos do buffet sendo que uma equipe conseguiu adentrar pelo portão e realizou a prisão. Após a recaptura no bairro Distrito Industrial, Arthur foi levado à Delegacia de Flagrantes (Defla), em Rio Branco.
“Quando ele percebeu a presença da Polícia Militar, já era tarde. O local estava completamente cercado […] se forem chegando novas informações através da população, também dos nossos apoios de inteligência da Polícia Militar, nós com certeza faremos a atuação precisa, como foi feito”, frisou o coronel Felipe Russo.
De acordo com o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen-AC), as forças de segurança mantêm as operações em busca dos foragidos, mas o restante ainda não foi localizado.
Ficha extensa
Arthur foi um dos sentenciados no caso da invasão ao Conjunto Habitacional Cidade do Povo, na capital, em abril de 2021. Ele tem passagens por furto, roubo, receptação, tráfico de drogas, homicídio qualificado e organização criminosa.
O grupo de criminosos armados entrou no bairro e efetuou vários disparos contra rivais, deixando morto Yuri Matheus de Lima Cavalcante, de 26 anos, que era preso monitorado.
Ao todo, a pena de Arthur chega a 86 anos, três meses e três dias, com data prevista para o término em 15/06/2061. Contudo, há possibilidade de aumento, já que o Código Penal prevê detenção de seis meses a dois anos para fugitivos e a punição pode ser agravada de acordo com os meios empregados.
Complexo Penitenciário de Rio Branco, local de onde Arthur e os outros oito fugiram no dia 19 de junho
Aline Vieira/Rede Amazônica Acre/Arquivo
Até a data da fuga, conforme apurado pelo g1, eram pelo menos 467 anos de prisão somando todos os nomes na lista. A maioria deles é ligado a uma organização criminosa e tem ficha extensa.
Os fugitivos estavam no pavilhão P da Divisão de Estabelecimento Penal de Recolhimento Provisório do presídio estadual quando conseguiram fugir, por volta das 6h do dia 19 de junho.
Moradores relatam que fugitivos passaram por vila e na fuga, até derrubaram muro no Acre
VÍDEOS: g1
Adicionar aos favoritos o Link permanente.