
Atriz Camila Pitanga compartilha visita ao Parque da Serra da Capivara e ao Museu da Natureza, no Piauí: ‘imperdível’
Reprodução
A atriz Camila Pitanga visitou, no domingo (20), o Parque da Serra da Capivara, conhecido como “berço do homem americano”, 530 km ao Sul de Teresina. Em vídeo divulgado nas redes sociais do Museu da Natureza, localizado ao lado do parque, a artista comentou sobre a experiência e a definiu como “extraordinária”.
Nas imagens, a atriz também comentou sobre o legado deixado pela arqueóloga, pesquisadora e fundadora do parque, Niède Guidon, que morreu em junho deste ano.
✅ Siga o canal do g1 Piauí no WhatsApp
“Mulher fantástica que trouxe não só uma revolução nessa cidade, nessa comunidade, na ciência, ela deixou um legado de uma vastidão imensa, como a Serra da Capivara. Para crianças de todas as idades, é imperdível”, disse.
Camila Pitanga ainda ressaltou o trabalho do curador e diretor artístico do Museu da Natureza, Marcello Dantas.
Sobre o parque
A Pedra Furada é um dos pontos mais emblemáticos da paisagem da Serra da Capivara
Celso Tavares/G1
O Parque Nacional Serra da Capivara foi fundado no dia 5 de junho de 1979 como uma unidade de conservação de uso integral. Com 130 mil hectares e mais de 1.200 sítios com arte rupestre, pinturas que foram feitas em rochas e paredes de cavernas há milhares de anos, atrai cientistas e turistas de todo o mundo.
No parque é possível encontrar registros rupestres pré-históricos, especialmente as pinturas gravadas nas rochas com cenas de caça, sexo, guerra e outros aspectos da vida cotidiana.
O local ainda tem cânions gigantescos que chegam aos 200 metros de altura, além de belíssimos platôs. Os paredões são resultados da movimentação das placas tectônicas da Terra há cerca de 200 milhões de anos.
Os trabalhos realizados no parque pela equipe da arqueóloga Niède Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano (Fumdham), foram fundamentais para comprovar que os primeiros homens a chegarem na América datam de cerca de 100 mil anos.
LEIA TAMBÉM:
Onças, lagartos e homem pré-histórico: saiba como está o Parque da Serra da Capivara um mês após morte de Niède Guidon
Por que pintura na Serra da Capivara é tida por pesquisadores brasileiros como a cena de beijo mais antiga do mundo
Sobre o museu
Museu da Natureza, no Piauí
Reprodução /TV Clube
O Museu da Natureza foi construído em uma região com alta concentração de sítios arqueológicos. No local, os visitantes são apresentados a apresentações sobre a criação do universo, os impactos climáticos e constantes mudanças da fauna e flora.
O local funciona de quarta a domingo, das 13h às 19h, com o limite de 200 visitações por dia. Os ingressos para visitação custam R$ 40.
Menores de 12 anos, grupos a partir de 10 pessoas, maiores de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, com idade entre 15 a 29 anos, pagam meia entrada.
LEIA TAMBÉM:
‘De férias com o g1 Piauí’: conheça o Museu do Avião, no Centro de Teresina
‘De férias com o g1’: veja atrativos, programação e horários de funcionamento de parques de Teresina
Museu da Natureza, no Parque Nacional da Serra da Capivara, redescobre a historia do Piauí
*Vitória Bacelar, estagiária sob supervisão de Ilanna Serena.
VÍDEOS: assista aos vídeos mais vistos da Rede Clube