
Justiça determina que restaurante deve deixar de funcionar como rodoviária em Várzea Grande
Secom-MT/Christiano Antonucci
A prefeita de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, Flávia Moretti (PL), anunciou que as obras do novo terminal rodoviário do município devem começar ainda neste ano. A declaração foi feita nesta segunda-feira (21), durante uma coletiva de imprensa realizada pela prefeitura para apresentar o balanço dos primeiros seis meses da gestão.
Segundo a prefeita, a obra deve ser feita com R$ 22 milhões vindos de emendas parlamentares, que devem entrar no caixa do município em até 40 dias. No entanto, ainda não há uma data prevista para o início da construção, que será feira na área lateral do Centro de Abastecimento, na Rodovia Mário Andreazza, região do Bairro José Carlos Guimarães.
A cidade está sem terminal rodoviário desde abril de 2022, quando o local onde funcionava a rodoviária foi interditado e todas as operações foram suspensas. A medida atendia uma decisão da Justiça, que determinou que o restaurante instalado no lugar local deixasse de funcionar como rodoviária.
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Durante a coletiva, Flávia Moretti informou que os recursos serão utilizados para melhorias na estrutura da rodoviária, incluindo a instalação de novos bancos, reforma dos banheiros e ampliação das instalações.
Entre as novidades, está a expansão dos guichês de atendimento, entre 13 e 15, além da criação de áreas de alimentação que, segundo a prefeita, funcionarão como “mini shoppings” dentro do terminal.
Terminal rodoviário de Várzea Grande (MT) interditado
Divulgação
Contratação de empréstimo
Há um ano, a Câmara de Várzea Grande aprovou uma lei que autorizava a prefeitura a contratar um empréstimo para a construção da rodoviária do município. Na época, a prefeitura informou que o valor do empréstimo era de 150 milhões, mas que apenas R$ 10 milhões seriam para a construção do terminal. Outros R$ 25 milhões seriam destinados ao abastecimento de água e R$ 79 milhões para asfalto.
Ainda de acordo com o município, os empréstimos, originalmente, estavam destinados a pavimentação asfáltica, obras de abastecimento de água e esgoto, e de equipamentos. Entretanto, o Terminal Rodoviário e o Centro de Abastecimento foram inseridos como duas prioridades.