
Vacinação da dengue em Belo Horizonte.
Aline Resende/PBH
A Prefeitura de Belo Horizonte amplia, a partir desta terça-feira (22), o número de postos de vacinação contra a dengue.
Com a chegada de mais de 13 mil novas doses da vacina Qdenga, o total de centros de saúde aplicando o imunizante passa de 54 para mais de 90 unidades em toda a capital mineira.
A lista atualizada dos pontos de vacinação estará disponível no site da Prefeitura de Belo Horizonte a partir das 18h desta segunda-feira (21).
Quem pode tomar a vacina contra a dengue
A vacina contra a dengue é indicada para crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos.
Desde o início da campanha de imunização, em fevereiro de 2024, mais de 155 mil doses já foram aplicadas na cidade: cerca de 109 mil como primeira dose e outras 46 mil como segunda.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a cobertura vacinal atual em Belo Horizonte é de 48,9% para a primeira dose e de 20,8% para a segunda. A meta do Ministério da Saúde é alcançar pelo menos 90% do público-alvo com as duas doses.
Esquema de vacinação da dengue
O esquema vacinal da Qdenga prevê duas aplicações com intervalo de três meses.
A recomendação é que pessoas com diagnóstico recente de dengue aguardem seis meses após o início dos sintomas para receber a primeira dose. Caso a infecção ocorra após a aplicação inicial, a segunda dose deve ser administrada com no mínimo 30 dias de intervalo.
Para receber a vacina, é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis legais e a apresentação dos seguintes documentos:
documento de identidade com foto ou certidão de nascimento;
CPF;
comprovante de endereço;
cartão de vacinação da criança ou adolescente.
BH tem baixa adesão à segunda dose da vacina contra a dengue
Vídeos mais assistidos do g1 MG