
BYD Song Pro será um dos modelos produzidos no Brasil
Divulgação
O mercado de veículos elétricos e híbridos ganhou um novo impulso no Brasil com a chegada da primeira fábrica da BYD no Brasil. O complexo industrial, localizado em Camaçari, na Bahia, terá capacidade instalada para produzir até 150 mil veículos por ano, nesta primeira fase de implantação.
A fábrica de Camaçari será a maior unidade da empresa fora da Ásia, e a primeira voltada à produção de carros de passeio em outro continente. O investimento reforça o posicionamento do Brasil como um hub de inovação e transição energética para mobilidade, estratégico na expansão do mercado latino-americano.
De acordo com a Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE), a marca lidera a venda de automóveis elétricos no país desde 2023.
Megaestrutura com foco na produção nacional
O complexo fabril inclui três unidades integradas: uma para carros de passeio, outra para chassis de ônibus elétricos e uma terceira dedicada ao processamento de lítio e ferro-fosfato. Segundo Alexandre Baldy, conselheiro especial da BYD, os veículos serão “feitos por brasileiros, para brasileiros”, reforçando a nacionalização da produção.
A fábrica está sendo erguida do zero em uma área de 4,6 milhões de metros quadrados. Nesta primeira fase da obra, serão 26 novas instalações, entre galpões de produção, pista de testes e outras estruturas de apoio, construídas em cerca de 1 milhão de metros quadrados. As antigas instalações foram adaptadas para receber fornecedores de peças e componentes.
Localização estratégica em polo industrial baiano
Camaçari, município da região metropolitana de Salvador, abriga um dos principais polos industriais do nordeste brasileiro. A nova fábrica BYD estará, portanto, localizada em uma região estratégica na Bahia, próxima a portos e centros de distribuição essenciais para a agilidade da operação.
Nesse primeiro momento, a BYD vai operar como uma montadora de veículos semi desmontados que chegam ao Brasil para finalização. Na etapa seguinte, os modelos produzidos nacionalmente serão o BYD Song Pro e o BYD Dolphin Mini.
Impacto econômico e ganhos para o consumidor final
A BYD projeta que a fábrica poderá gerar até 10 mil empregos diretos ao longo da operação. Além disso, está comprometida em operar de forma responsável, com compromisso ambiental e ações voltadas ao bem-estar das comunidades locais.
Com a produção local, a BYD espera, também, reduzir significativamente os prazos de entrega. Pedidos que atualmente levam até 90 dias para serem atendidos no modelo de importação, poderão ser processados em até 48 horas. Outro diferencial será a customização de baterias com tecnologia adaptadas ao clima tropical.