
Magna Lúcia foi eleita presidente da Câmara Municipal de Rafael Jambeiro nesta terça-feira (22)
Vanessa Camilo/ TV Subaé
A vereadora Magna Lúcia (União Brasil) foi eleita presidente da Câmara Municipal de Rafael Jambeiro, em nova votação realizada nesta terça-feira (22), após uma determinação judicial. O pleito anterior foi anulado após a identificação de irregularidades na eleição inicial de 1º de janeiro, que resultou em impasse institucional e paralisação dos trabalhos legislativos.
Magna Lúcia obteve seis votos e conquistou a presidência pela sexta vez. Cinco vereadores, entre eles Fernando Coni (Republicanos), que também disputava o cargo, não compareceram à sessão.
📲 Clique aqui e siga o perfil do g1 Bahia no Instagram
Clique aqui e receba no seu celular notícias de Feira de Santana e região
Contexto e irregularidades
A nova votação aconteceu após a identificação de irregularidades na eleição realizada em 1º de janeiro deste ano. O pedido de anulação foi acolhido após uma representação judicial contra o edital publicado pelo vereador Fernando Coni Silva.
A Justiça identificou que no documento faltavam elementos essenciais, como data, horário e normas para inscrição das chapas. Além disso, o instrumento favorecia apenas uma candidatura, o que contraria os princípios da democracia interna.
Devido a isso, ao longo de 2025, Magna Lúcia e Fernando Coni se consideravam presidentes da Câmara. Esse impasse impediu o repasse de recursos, interferiu no pleno funcionamento da Casa e atrasou salários de servidores e dos próprios vereadores.
Entenda o caso
Dois vereadores se declaravam presidentes da Câmara de Rafael Jambeiro
Reprodução/TV Subaé
A disputa pela presidência começou ainda em 2024 após a eleição para a presidência da Casa.
👉 Magna Lúcia (União Brasil) venceu Fernando Coni (Republicanos) por 6 votos a 5, mas teve a candidatura indeferida sob a alegação de que foi registrada fora do prazo regimental.
👉 Após essa decisão, uma nova eleição foi realizada e Fernando Coni se declarou vencedor, considerando os seis votos contrários como abstenções.
👉 Magna, no entanto, alega que pode assumir o cargo, pois o regimento interno permitiria a formação da chapa após as eleições.
👉 Desde então, ambos reivindicam o cargo e o impasse travou o funcionamento da Casa Legislativa.
Em 18 de fevereiro deste ano, dia de reabertura dos trabalhos na Câmara de Vereadores da cidade, Magna Lúcia, acompanhada de aliados, chegou a ir até a Casa Legislativa e tentou assumir a cadeira de presidente, mas foi impedida por Fernando Coni.
O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) já havia determinado que houvesse uma nova eleição para presidente da Câmara Municipal em abril e em junho deste ano.
Câmara Municipal de Rafael Jambeiro
Reprodução/TV Subaé
LEIA MAIS:
Votação é marcada para definir nova Mesa Diretora da Câmara de Rafael Jambeiro; pleito anterior foi anulado por irregularidades
Justiça determina nova eleição para presidente da Câmara de Vereadores em cidade na Bahia
Câmara Municipal de cidade da BA atrasa salários de servidores após dois vereadores se declararem presidentes; entenda confusão
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Nova eleição na câmara de Rafael Jambeiro
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻