Falso funcionário da Cemig é preso por aplicar golpes em consumidores
Um jovem de 24 anos foi preso na segunda-feira (21), no Bairro Grand Ville, em Uberlândia, suspeito de aplicar golpes em idosos ao se passar por funcionário de uma empresa terceirizada da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Estima-se que, em menos de um ano, ele tenha movimentado cerca de R$ 100 mil das vítimas.
A investigação, conduzida pela Unidade de Enfrentamento aos Crimes de Fraudes da Polícia Civil de Uberlândia, começou em setembro de 2024. Sete vítimas, com idades entre 60 e 70 anos, foram ouvidas. O suspeito foi detido durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
De acordo com a delegada Tauany Rejali, o rapaz usava uniforme e crachá semelhantes aos dos funcionários da Cemig. Ele abordava os idosos alegando que precisava fazer a troca ou manutenção do padrão de energia da residência e, assim, obtinha dados e fotos que possibilitavam a fraude.
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“Ao final desse serviço supostamente prestado, ele solicitava os dados bancários das vítimas e uma fotografia selfie. Após isso, o autor conseguia invadir a conta bancária da vítima e realizava transferências fraudulentas, contraía empréstimos e até financiava veículos em nome delas”, explicou a delegada.
Ainda segundo Tauany, o jovem passou a ser investigado depois que um carro, supostamente dele, foi apreendido durante uma ação da Polícia Militar. Na ocasião, ele tentava fazer uma nova vítima, mas teve o plano frustrado. Quando o suspeito foi até a Delegacia da Polícia Civil para solicitar a restituição do veículo, tentou enganar os policiais.
“O veículo estava registrado no nome de uma vítima, uma pessoa idosa de 70 anos de idade, em que o autor dizia ser o seu avô. A partir daí, nós identificamos ser mais uma vítima do golpe praticado por ele.”
A investigação apontou que o jovem agia sozinho. Ele foi encontrado em seu apartamento, na zona sul da cidade, preso e encaminhado à unidade prisional. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.
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Em nota, a Cemig informou que repudia qualquer ação fraudulenta em seu nome e que está apurando os fatos, colaborando com as autoridades para o esclarecimento do caso.
A companhia explicou ainda que está, de fato, realizando a modernização dos medidores de energia, com o objetivo de garantir mais exatidão na medição do consumo em Minas Gerais. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a previsão é substituir 68 mil equipamentos ao longo de 2025.
Diante disso, a empresa esclareceu que, caso o cliente receba a visita de um técnico com a finalidade de trocar o medidor, a ação é legítima. No entanto, diante dos golpes praticados em nome da Cemig, a companhia orienta os consumidores a tomarem alguns cuidados:
Nenhum colaborador está autorizado a cobrar pelo serviço ou a solicitar documentos pessoais ou dados bancários do cliente;
O morador deve sempre pedir a identificação do técnico, que deve estar em nome da Cemig;
Além de uniforme e crachá, o funcionário utiliza um carro oficial da empresa, identificado com adesivos que indicam que o veículo está a serviço da Cemig;
Em caso de dúvida, o cliente pode entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 para confirmar a veracidade do serviço.
VÍDEOS: veja tudo sobre o Triângulo, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas
Um jovem de 24 anos foi preso na segunda-feira (21), no Bairro Grand Ville, em Uberlândia, suspeito de aplicar golpes em idosos ao se passar por funcionário de uma empresa terceirizada da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Estima-se que, em menos de um ano, ele tenha movimentado cerca de R$ 100 mil das vítimas.
A investigação, conduzida pela Unidade de Enfrentamento aos Crimes de Fraudes da Polícia Civil de Uberlândia, começou em setembro de 2024. Sete vítimas, com idades entre 60 e 70 anos, foram ouvidas. O suspeito foi detido durante o cumprimento de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça.
De acordo com a delegada Tauany Rejali, o rapaz usava uniforme e crachá semelhantes aos dos funcionários da Cemig. Ele abordava os idosos alegando que precisava fazer a troca ou manutenção do padrão de energia da residência e, assim, obtinha dados e fotos que possibilitavam a fraude.
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“Ao final desse serviço supostamente prestado, ele solicitava os dados bancários das vítimas e uma fotografia selfie. Após isso, o autor conseguia invadir a conta bancária da vítima e realizava transferências fraudulentas, contraía empréstimos e até financiava veículos em nome delas”, explicou a delegada.
Ainda segundo Tauany, o jovem passou a ser investigado depois que um carro, supostamente dele, foi apreendido durante uma ação da Polícia Militar. Na ocasião, ele tentava fazer uma nova vítima, mas teve o plano frustrado. Quando o suspeito foi até a Delegacia da Polícia Civil para solicitar a restituição do veículo, tentou enganar os policiais.
“O veículo estava registrado no nome de uma vítima, uma pessoa idosa de 70 anos de idade, em que o autor dizia ser o seu avô. A partir daí, nós identificamos ser mais uma vítima do golpe praticado por ele.”
A investigação apontou que o jovem agia sozinho. Ele foi encontrado em seu apartamento, na zona sul da cidade, preso e encaminhado à unidade prisional. O inquérito policial foi concluído e encaminhado ao Poder Judiciário.
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A companhia explicou ainda que está, de fato, realizando a modernização dos medidores de energia, com o objetivo de garantir mais exatidão na medição do consumo em Minas Gerais. No Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a previsão é substituir 68 mil equipamentos ao longo de 2025.
Diante disso, a empresa esclareceu que, caso o cliente receba a visita de um técnico com a finalidade de trocar o medidor, a ação é legítima. No entanto, diante dos golpes praticados em nome da Cemig, a companhia orienta os consumidores a tomarem alguns cuidados:
Nenhum colaborador está autorizado a cobrar pelo serviço ou a solicitar documentos pessoais ou dados bancários do cliente;
O morador deve sempre pedir a identificação do técnico, que deve estar em nome da Cemig;
Além de uniforme e crachá, o funcionário utiliza um carro oficial da empresa, identificado com adesivos que indicam que o veículo está a serviço da Cemig;
Em caso de dúvida, o cliente pode entrar em contato com a Cemig pelo telefone 116 para confirmar a veracidade do serviço.
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