Fóssil revela dinossauro com garganta parecida com pássaro e que sugere que rugidos podem ser coisa de filme; entenda


Fóssil guardou características da garganta que pesquisadores descobriram ser mais parecida com a de um pássaro
Divulgação
A imagem que temos dos dinossauros é a de criaturas enormes com rugidos estrondosos, como nos filmes. No entanto, a ciência nunca teve evidências de que eles realmente rugissem daquela forma. Agora, uma nova pesquisa parece ter chegado mais perto de desvendar esse mistério: o que cientistas descobriram é que o som pode ter se parecido mais com o de um pássaro do que com o de um monstro pré-histórico, pelo menos nessa espécie.
Pesquisadores da Universidade da Academia Chinesa de Ciências descobriram na China um dinossauro herbívoro fossilizado com uma garganta com estrutura surpreendentemente semelhante à das aves.
O animal, de 60 centímetros de comprimento, foi batizado de Pulaosaurus e foi encontrado em rochas com 163 milhões de anos, no nordeste do país. (Veja a imagem acima)
O esqueleto, em grande parte completo, oferece uma visão anatômica detalhada do dinossauro, considerado um dos primeiros membros da família que mais tarde daria origem aos hadrossauros de “bico de pato” e aos dinossauros com chifres.
Fóssil de dinossauro é encontrado no RS após ação das chuvas na enchente
A formação rochosa do período Jurássico que revelou o Pulaosaurus também já havia sido palco de outras descobertas importantes, como o proto-pássaro emplumado Anchiornis, o minúsculo Yi qi, semelhante a um morcego, e o dinossauro herbívoro emplumado Tianyulong.
Mas, ao contrário dessas espécies, o Pulaosaurus não foi preservado de forma que permitisse entender sua aparência completa em vida. O que chamou atenção desta vez foi o que havia na região da garganta.
Na maioria dos fósseis já encontrados, essa parte do corpo não costuma ser preservada. Mas, nesse exemplar, os cientistas identificaram uma estrutura vocal com ossos muito semelhantes aos encontrados em aves modernas.
“É possível que essa espécie tenha uma vocalização semelhante à das aves, mas é difícil prever como isso era”, explica o autor da pesquisa, Xing Xu, paleontólogo do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia da Academia Chinesa de Ciências.
Os pesquisadores ressaltam que ainda não é possível afirmar como era exatamente o som emitido pelos dinossauros, mas a descoberta indica que as origens do canto dos pássaros podem remontar ao surgimento dos próprios dinossauros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.