
Previsão é de tempo seco em MS
Bruno Rezende/Arquivo
Nesta terça-feira (22), municípios do norte de Mato Grosso do Sul devem enfrentar umidade relativa do ar de até 12%, segundo a Climatempo. A baixa umidade coloca o estado em alerta por condições críticas de tempo seco.
Mesmo nas regiões onde a umidade deve ficar entre 20% e 30%, o tempo seco ainda é perigoso para a saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Segundo a Climatempo, a baixa umidade é comum no inverno brasileiro. Nessa estação, há menos chuvas e mais massas de ar seco, o que faz os níveis de umidade cair drasticamente.
A OMS considera ideal a umidade relativa entre 40% e 60%. Valores entre 30% e 40% já podem causar desconforto em parte da população.
Quando a umidade fica abaixo de 30%, a atenção deve ser redobrada. Os riscos incluem ressecamento das vias respiratórias e agravamento de doenças como asma e rinite. Abaixo de 20%, o alerta é grave. E em casos extremos, com índices inferiores a 12%, aumenta o risco de desidratação e complicações sérias de saúde.
Os sintomas mais comuns da baixa umidade incluem nariz seco, olhos irritados, dor de cabeça e piora de doenças respiratórias.
Como se proteger nos dias de tempo seco:
Beba água com frequência;
Evite exercícios ao ar livre nos horários mais quentes;
Mantenha os ambientes ventilados ou use umidificadores;
Proteja a pele com hidratantes e protetor solar;
Limpe as narinas com soro fisiológico;
Use protetor labial;
Cuide especialmente de crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.
Baixa umidade e a saúde: médicos alertam para cuidados na rotina das pessoas e pets
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: