Operação no mar: helicóptero da Marinha salva chinês com dores abdominais em navio internacional

Um tripulante chinês de 40 anos foi resgatado pela Marinha do Brasil, nesta terça-feira (22), após apresentar sinais de apendicite enquanto navegava em alto-mar. O navio mercante Pacific Talent, de bandeira de Hong Kong, estava a cerca de 120 milhas náuticas (aproximadamente 222 km) da costa de Belém, no Pará, quando o socorro foi acionado.
Segundo a Marinha, o homem, identificado como Bingsong Chen, começou a sentir fortes dores abdominais no último domingo (20), quando a embarcação ainda estava no mar territorial da Guiana Francesa. O comandante do navio chegou a pedir ajuda às autoridades locais, mas, sem apoio logístico em Caiena para a evacuação médica, decidiu seguir viagem em direção a Belém.
Na noite de segunda-feira (21), já em águas brasileiras, o pedido de socorro foi encaminhado ao Serviço de Busca e Salvamento da Marinha. O caso foi avaliado por médicos do Hospital Naval de Belém, que, após análise de um questionário médico preenchido pelo paciente, recomendaram o resgate aéreo imediato.
A operação foi realizada pelo 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41). A aeronave UH-15 Super Cougar decolou da Base Aérea de Belém às 5h20. O tripulante foi içado do navio às 6h56 com o uso de guincho e cesto, recebendo os primeiros atendimentos ainda a bordo.
O helicóptero pousou em Belém às 7h34, onde uma ambulância aguardava o paciente. Ele foi encaminhado ao Hospital Beneficente Portuguesa, onde segue internado e deve passar por cirurgia.
✅ Clique e siga o canal do g1 PA no WhatsApp
Vídeos com as principais notícias do Pará
,
Adicionar aos favoritos o Link permanente.