
1º Terminal Hidroviário do Amapá
Gea/Divulgação
O Terminal Hidroviário Hercílio da Luz Mescouto, o primeiro do estado, foi inaugurado nesta quinta-feira (24) na orla de Macapá. Segundo o governo do Amapá, a reforma busca atender os critérios de segurança aquaviários, já que o local é um dos principais pontos de embarque e desembarque de pessoas vindas de regiões próximas à capital.
A obra custou mais de R$ 2,6 milhões. Localizado no Píer 2 e conhecido anteriormente como “Rampa do Santa Inês”, com a reforma o espaço ganhou:
Pista com acessibilidade;
Quatro bilheterias;
Banheiros adaptados
Lanchonete;
Iluminação em LED;
Passarela coberta;
Paisagismo e áreas de convivência.
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Sala de espera para passageiros do Terminal Hidroviário
Gea/Divulgação
O governador Clécio Luís destaca que a gestão estadual busca manter uma relação amigável com as ilhas do Pará. A obra é tida como um avanço no setor econômico e turístico do Estado.
“Parte do nosso PIB se deve por essa relação que temos, então temos que valorizar isso. Nossa relação econômica é muito forte, então essa relação tem uma importância afetiva, cultural e econômica. Junto a isso, tem o fato de estarmos à margem de um rio, e a gente não tinha nenhum Terminal Hidroviário ainda. Anteriormente tinha o embarque e desembarque, mas sem segurança e salubridade”, afirmou.
De acordo com o governo, por ano passam pelo terminal cerca de 90 mil pessoas.
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Fiscalização marítima
Espaço passou pela inspeção da Antaq
Mariana Ferreira/g1
Um dos problemas do antigo local é que ele não atendia aos padrões de segurança estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), colocando em risco a vida dos passageiros.
Em alguns casos, quem precisava embarcar usava uma espécie de ponte de madeira para ter acesso aos barcos. Além disso, a passarela de desembarque de carga era a mesma que os passageiros utilizavam para transitar ao desembarcar.
“Em Macapá existe uma trafegabilidade muito grande de pessoas e cargas. Por isso, agora o terminal garante segurança e comodidade para transportar carga e passageiros, aconteça aqui. Nessa área, teremos a segregação do embarque e desembarque das cargas e dos passageiros, temos também um estacionamento exclusivo para as cargas e para os passageiros, tudo isso dentro dos padrões”, destacou David Covre, secretário de infraestrutura.
A obra iniciou a partir de um acordo judicial, o qual a gestão estadual se comprometeu a realizar as mudanças para se encaixar nos padrões de segurança.
Cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos nas obras e o recurso foi destinado do tesouro estadual. A fiscalização do trânsito na área será realizada pela Secretaria de Estado de Transporte (Setrap).
Obras de revitalização da rampa do Santa Inês seguem ativas
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