Adolescente desaparecida no ES é localizada após polícia acionar e enviar alertas para usuários do Facebook e Instagram


Amber Alert é acionado pela 1ª vez com sucesso no Espírito Santo e ajuda a localizar adolescente desaparecida.
Ministério da Justiça e Segurança Pública
Uma adolescente de 13 anos, que desapareceu no último dia 15, em Cariacica, na Grande Vitória, foi localizada quatro dias depois, no sábado (19), em Vila Velha, na mesma região, com apoio da tecnologia Amber Alert, sistema de alerta que é acionado e enviado para usuários de redes sociais para ajudar a encontrar pessoas.
O sistema de alerta para desaparecimentos adotado no Brasil em 2023.
Este foi o primeiro caso de sucesso registrado no Espírito Santo com uso da ferramenta, que divulga fotos e informações da vítima no Facebook e Instagram para usuários próximos ao local da ocorrência.
📲 Clique aqui para seguir o canal do g1 ES no WhatsApp
O g1 pediu para a Polícia Civil informações sobre as circunstâncias do desaparecimento e o estado em que a jovem foi encontrada, mas, a corporação se limitou a responder que detalhes serão divulgados em momento oportuno.
O sistema foi acionado pela Polícia Civil do Espírito Santo, que identificou que o desaparecimento da jovem se enquadrava nos critérios do Amber Alert, parceria entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública e a empresa Meta (dona do Facebook e Instagram). Mas o sistema também é usado em outras redes sociais.
Desde que começou a ser utilizado no Brasil, em 2023, o sistema foi utilizado 64 vezes no Brasil, com seis casos de sucesso, dois deles em 2025.
Casos de sucesso do Amber Alert no Brasil:
2024: No Ceará, em 9 de agosto, 3 de junho e 26 de fevereiro. No Paraná, em 18 de agosto.
2025: Em Santa Catarina, no dia 18 de fevereiro, e no Espírito Santo, em 19 de agosto.
Sistema nacional avisou sobre sumiço de cearense, em 2024.
Divulgação/Amber Alert Brasil
Como funciona o Amber Alert
O Amber Alert é operado no Brasil por meio de uma cooperação técnica entre o ministério e a Meta, responsável pelas plataformas Instagram e Facebook. O trabalho é conduzido pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).
Quando uma criança ou adolescente desaparece em circunstâncias suspeitas e há risco à integridade física da vítima, a Polícia Civil comunica o caso ao Ciberlab.
Se os critérios forem atendidos, a Meta divulga nas redes sociais uma notificação com foto e descrição da vítima, que aparece para todos os usuários dentro de um raio de até 160 km do local da ocorrência. As informações ficam visíveis por até 24 horas.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: dono de bar chora na calçada após furto de TV e até bolinho de carne em Vitória
PRESA: técnica de enfermagem apresenta atestados falsos para faltar ao trabalho em hospital do ES
EXECUÇÃO: adolescentes de 14 e 15 anos são mortos a tiros em região de mata na Serra
Autoridades destacaram a importância do sistema
O delegado Luis Gustavo Ximenes da Silva, responsável pela investigação no Espírito Santo, afirmou que a ferramenta foi essencial para a resolução do caso.
“Esse foi o primeiro acionamento do Espírito Santo no Amber Alert, e o sistema se mostrou um instrumento fundamental para acelerar a resposta diante de uma situação crítica e garantir a proteção de uma vida em risco”, disse.
O secretário da Senasp, Mario Sarrubbo, destacou os resultados da cooperação entre forças de segurança e o uso da tecnologia no enfrentamento a desaparecimentos de menores.
“O trabalho conjunto com todos os agentes de segurança, alinhando tecnologia e inteligência, gera resultados positivos. E esse foi mais um caso bem-sucedido. Toda vez que conseguimos devolver um menor de idade para sua família, nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou.
Desaparecidos no ES
Foram registradas 1.206 ocorrências de pessoas desaparecidas no Espírito Santo, em 2025.
Reprodução/TV Globo
De acordo com dados do Observatório de Segurança Pública do Espírito Santo sobre pessoas desaparecidas, atualizado em 1° de julho de 2025, este ano, foram registradas 1.206 ocorrências de pessoas desaparecidas no estado.
A média indica mais de seis desaparecimentos por dia e aproximadamente 201 por mês.
No período de 2020 a 2024, o número de desaparecimentos apresentou um aumento consecutivo.
2020: 1.804
2021: 2.084
2022: 2.336
2023: 2.483
2024: 2.621
2025: 1.206 (até 1° de julho de 2025)
Entre os municípios, Serra liderou o ranking estadual com 186 registros, seguido por Cariacica, com 174, e Vila Velha, com 164 casos.
O perfil das pessoas desaparecidas revela que 59,5% eram do sexo masculino, 35,2% do sexo feminino e, em 5,3% dos casos, o sexo não foi informado.
A faixa etária mais vulnerável foi para adolescentes entre 12 e 17 anos, que representaram 24,2% dos desaparecidos.
Desaparecimento pode ser comunicado logo após o ocorrido
A polícia reforçar que a comunicação de um desaparecimento pode ser realizada imediatamente após o ocorrido, sem a necessidade de esperar 24 horas.
Disque-Denúncia 181. Espírito Santo.
Sesp/ES
O registro do Boletim de Ocorrência pode ser feito em qualquer delegacia da Polícia Civil, e informações sobre pessoas desaparecidas podem ser encaminhadas por meio do Disque-Denúncia, no site ou telefone 181.
Caso a pessoa seja localizada, é fundamental que o fato seja comunicado à autoridade policial para que os registros sejam atualizados.
Vídeos: tudo sobre o Espírito Santo
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Espírito Santo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.