Cantora baiana que apareceu oito vezes em playlist que Preta Gil pediu para tocar no velório já foi indicada ao Grammy Latino


Rachel Reis apareceu em sete faixas de seleção musical escolhida por Preta Gil, sendo uma delas repetida
Fábio Tito/g1
A cantora Preta Gil manifestou, em vida, o desejo de que sua despedida fosse acompanhada por uma seleção de músicas escolhidas por ela. Durante o velório da artista, que aconteceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (25), entre os artistas mais recorrentes na playlist está a jovem cantora baiana Rachel Reis. É dela a faixa repetida na lista, “Lovezinho”.
Preta Gil morreu em decorrência de complicações de um câncer no intestino, no último fim de semana, nos Estados Unidos.
A lista foi criada em 2022 e tem 99 músicas (na verdade, são 100, pois uma é repetida): 69 delas foram adicionadas no réveillon de 2023, e as outras 30, na quinta-feira (24). Todas, segundo o g1 apurou, foram indicações de Preta Gil.
Veja abaixo as músicas de Rachel Reis escolhidas por Preta Gil:
Bota Pagodão Ponto Net – Rachel Reis
Pelo – Rachel Reis
Lovezinho – Rachel Reis (faixa repetida)
Desatei – Rachel Reis, Cuper, Zamba
Sossego – Rachel Reis
Motinha – Rachel Reis
Brasa – Rachel Reis, Céu
Rachel Reis, também chamada pelos fãs de “Sereirona”, saiu de Feira de Santana, cidade que fica a cerca de 100 km de Salvador, para conquistar o país com canções como “Motinha”, “Brasa”, Lovezinho” e “Maresia”, que participou da trilha da novela Fuzuê, da TV Globo.
Em 2022, a artista foi indicada ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa”, com o seu álbum de estreia “Meu Esquema”, lançado em 2022.
📲 Clique aqui e entre no grupo do Whatsapp do g1 Bahia
Em abril deste ano, ela lançou seu segundo álbum, intitulado “Divina Casca” e uma turnê de mesmo nome. Com 15 faixas, o projeto traz participações de BaianaSystem, Don L, Nêssa, Rincon Sapiência e Psirico.
No mês de junho, Rachel Reis se apresentou pela primeira vez na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, e comemorou o feito nas redes sociais.
“Primeiro show na Concha Acústica: missão cumprida. Que alegria pisar nesse palco gigante com a Divina Tour. Segurei o choro umas três ou quatro vezes ‘pra’ me manter posturada e calma 🤪 e não sair soluçando no microfone, mas foi difícil, viu? O coração ‘tava’ grande demais. Espero que seja só o primeiro de muitos. Obrigada a todo mundo que saiu de casa pra dividir essa noite comigo. Obrigada à minha equipe, à banda lindíssima e aos meus parceiros @donl, @musicnessa e @rinconsapiencia que montaram comigo um tabuleiro de respeito. É como eu sempre digo: tem mel que só na Bahia tem. E é isso aí”, escreveu a cantora.
A artista é filha e irmã de cantoras, portanto, carrega nas veias o DNA musical. A trajetória dela começou há mais de uma década, quando ela cantava em bares, festas de casamento, debutantes e aniversários no interior.
Com pouco reconhecimento, oportunidades escassas e “cansada de aguentar bêbado perturbando, querendo subir em palco”, ela quase desistiu da carreira artística.
Eu Te Explico #84: Rachel Reis celebra sucesso com canção em novela e se firma como uma das principais vozes da música baiana
Baianos no Grammy Latino: Rachel Reis, Xenia França, Àttøøxxá e Brown concorrem em premiação internacional de música
Rachel chegou a parar de cantar, começou a estudar Direito e iniciou o curso de Publicidade e Propaganda em meio aos compromissos profissionais. Foi na pandemia da Covid-19 que ela decidiu investir mais uma vez na arte, compondo e lançando as próprias canções.
A artista se destaca com um repertório autoral, que transita entre samba, reggae, MPB, axé, eletropop e o pagodão baiano.
A playlist que Preta Gil pediu para tocar no seu velório
A seleção musical do velório de Preta Gil também contou músicas de Ivete Sangalo, que está na lista com 4 faixas, incluindo “Lábios de Mel” (em parceria com Criolo) e “Vejo o Sol e a Lua – Ao Vivo”.
O repertório também incluiu nomes com os quais Preta conviveu profissionalmente ou com quem compartilhava afinidades pessoais, como o pai, Gilberto Gil, os padrinhos, Caetano Veloso e Gal Costa, Marina Sena, Duda Beat, Luedji Luna, Liniker, Gloria Groove, Emicida e BaianaSystem.
Velório de Preta Gil tem emoção do filho, beijo de Gil e despedida de amigos e fãs
Despedida de Preta Gil
Ivete Sangalo na despedida a Preta Gil
Cristina Boeckel/g1
Amigos baianos se reuniram, nesta sexta-feira (25), para prestar a última homenagem à cantora Preta Gil, que morreu em decorrência de complicações de um câncer no intestino, no último fim de semana, nos Estados Unidos. O velório aberto ao público aconteceu no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro.
Entre as personalidades que marcaram presença, estão a cantora Ivete Sangalo, que chegou acompanhada do marido, Daniel Cady, do assessor Dito Espinheira e da dançarina Lore Improta. Emocionada, Ivete beijou a testa de Preta ao dar adeus à amiga.
O cantor de pagode Danrlei Orrico, conhecido como O Kanalha, Carla Perez, Xanddy Harmonia e Carol Peixinho também estiveram no velório para se despedir de Preta Gil.
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, chegou ao velório acompanhada da primeira-dama Janja Lula da Silva. O secretário de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro, representando o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) também estiveram na cerimônia.
“As homenagens que nós temos visto ao longo desses últimos dias, dessa semana, e hoje aqui no velório, de uma forma muito especial, demonstram o tamanho de Preta para o Brasil, toda a sua luta, tudo que ela inspirou, fez pela igualdade, liberdade, cultura, e aceitação das pessoas serem quem elas são. Hoje nós vemos uma grande onda de carinho retribuindo tudo isso, então é uma despedida do tamanho, da dimensão do que Preta representa para o povo baiano e para o povo brasileiro”, falou o secretário da Cultura, Bruno Monteiro.
Um espaço no saguão do teatro foi reservado aos amigos e familiares, que vestiram roupas brancas em homenagem à artista. No local, foi instalado um telão que passavam imagens de Preta Gil.
O velório ficou aberto ao público das 9h às 13h e depois o corpo saiu encaminhado em cortejo de volta ao cemitério. Lá, amigos e familiares terão uma despedida restrita antes do processo de cremação. O corpo de Preta Gil foi transportado em um carro do Corpo de Bombeiros em um cortejo fúnebre que passou por ruas do Centro do Rio.
Francisco Gil, único filho da cantora, chegou no velório acompanhado da namorada, Alane Dias. Ele foi acolhido pelas pessoas presentes, entre eles, a melhor amiga, a atriz Alice Wegmann.
Gilberto Gil, pai da artista e Flora, esposa do cantor, chegaram com a mãe de Preta, Sandra Gadelha, e de outros familiares. Gil se despediu da filha com um beijo na festa.
Outros artistas como Ludmilla, Taís Araújo, Thiaguinho, Malu Mader, Tiago Abravanel, Péricles, Maria Gadú e Regina Casé também foram se despedir da filha de Gilberto Gil.
Jude Paulla, uma das melhores amigas da artista e que a acompanhou durante o tratamento nos Estados Unidos, chegou ao velório muito emocionada. Carolina Dieckmann, grande amiga de Preta Gil, esteve na cerimônia acompanhada do marido, Tiago Worcman, chorou e se declarou para a artista.
No início da tarde, Vinicius Gomes da Costa, conhecido como Gominho, também foi para o velório de Preta Gil. Bastante emocionado, ele se despediu da cantora. Em 2023, ele pediu demissão da emissora de rádio que trabalhava em Salvador, e se mudou para o Rio de Janeiro, para apoiar Preta Gil durante o tratamento oncológico. Os dois eram amigos há mais de 15 anos.
Quem é Gominho, amigo que pediu demissão e deixou Salvador para apoiar Preta Gil durante tratamento contra o câncer
Despedida de Preta Gil mobiliza artistas e fãs no Rio de Janeiro
Carlinhos Brown, Francisco Gil e o pai, Otávio Müller, ex-marido de Preta, carregaram o caixão da cantora na saída do Theatro Municipal. Antes do início do cortejo, amigos e familiares bateram palmas em direção ao caixão da cantora.
“Ela viveu 100 anos em 50. Preta se dedicou a libertar pessoas. Como artista, ela foi desacreditada. Muita gente não entendia seu discurso, mas como a filha de Oxum, ela brilha. […] É bom perceber as coisas que ela disse, porque mandou um recado para todo o Brasil: ‘vamos nos cuidar’. Como Regina [Casé] disse lá dentro, ela foi uma das maiores mulheres do Brasil. Viva, Preta. Porque Preta vive, sim, em um espírito vivo”, disse Carlinhos Brown, em entrevista à TV Bahia.
Preta Gil terá missa de sétimo dia no Santuário Santa Dulce dos Pobres
Amigo de Preta Gil, cantor O Kanalha lamenta morte de artista com foto de orixás
Gilberto Gil dá um beijo na testa da filha, Preta Gil, no velório da cantora
Lia Maciel / MKT Cemitério da Penitência
Carla Perez e Xanddy Harmonia se despedem de Preta Gil
Camila Marinho/TV Bahia
Ministra da Cultura Margareth Menezes se despede de Preta Gil
Camila Marinho/TV Bahia
O Kanalha chega ao velório de Preta Gil
Webert Belicio / Agnews
Velório aberto ao público acontece nesta sexta-feira (25, no Theatro Municipal, no centro do Rio de Janeiro
Camila Marinho/TV Bahia
Carlinhos Brown foi uma das pessoas que carregou o caixão de Preta Gil na saída do Theatro Municipal
g1
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻
Adicionar aos favoritos o Link permanente.