
Nova escola estadual será construída em Itapetininga, com entrega prevista para 2026
Carla Monteiro/g1
Itapetininga (SP) vai receber uma nova escola estadual por meio da Parceria Público-Privada (PPP) Novas Escolas, estruturada pela Secretaria de Parcerias em Investimentos do Estado de São Paulo. A unidade integra o Lote Leste do programa, que prevê a construção de 16 escolas em 16 cidades.
Em Itapetininga, a escola será construída na Rua José Ferreira Menk, no bairro Jardim Nova Era/Taboãzoinho. A unidade terá 21 salas de aula e deve seguir o modelo padrão das escolas do lote, que contam com ambientes integrados, tecnologia interativa, auditório e espaços esportivos e culturais.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
As obras de fundação devem começar ainda em julho, e a entrega está prevista para o segundo semestre de 2026.
O investimento total do Lote Leste será de pouco mais de R$ 1 bilhão. O consórcio SP Mais Escolas foi o vencedor do leilão realizado pelo governo. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) não detalhou quanto será investido especificamente na escola de Itapetininga.
A capacidade de atendimento da unidade vai depender do modelo de ensino (integral ou regular) e dos níveis ofertados, que ainda serão definidos conforme a demanda da região.
Conforme a Seduc, o parceiro privado oferecerá apenas serviços não pedagógicos, como manipulação de alimentos; vigilância e portaria; limpeza; jardinagem e controle de pragas; manutenção e prevenção; apoio escolar; tecnologia da informação; serviços de gestão de utilidades; e serviços administrativos.
A PPP Novas Escolas prevê que todas as atividades pedagógicas permaneçam sob responsabilidade da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), assim como a contratação de professores. O ensino, portanto, seguirá público e gratuito.
Atualmente, a Diretoria de Ensino de Itapetininga possui 51 escolas estaduais, que atendem mais de 25 mil alunos, sendo 11,4 mil na cidade. Itapetininga não apresenta déficit de vagas na rede estadual. A última escola construída na região foi entregue em 2004.
Confira outros destaques do g1
g1 em 1 minuto: governador anuncia linha de crédito para empresas afetadas por tarifaço
Tarcísio anuncia linha de crédito para empresas de setores afetados pelo tarifaço de Trump
VÍDEO: dono de farmácia foge de assalto e tranca suspeito dentro do comércio no interior de SP
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM