Tempestade provoca queda de árvores, alagamentos e derruba muro em Campinas


Tempestade provoca alagamento e queda de árvores em Campinas nesta sexta (25)
O temporal que atingiu Campinas (SP) na manhã desta sexta-feira (25) provocou a queda de árvores, galhos, muro e provocou alagamento de um imóvel na região sul. Moradores registraram as cenas, veja no vídeo acima.
Segundo a Defesal Civil, entre 12h56 e 13h18, foram registrados oito ocorrências referentes à chuva. Em menos de meia hora, o volume de chuva foi de 20,6 milímetros, sendo o maior volume registrado no Jardim das Bandeiras, região Sul de Campinas. Não há registro de feridos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Campinas no WhatsApp
Veja o balanço das ocorrências abaixo abaixo:
Regiã Norte
Jardim Miranda, Jardim Chapadão, Vila Pompéia, Cidade Jardim e São Bernardo – 5 quedas de árvores
Região Sudoeste
Parque Dom Pedro II – 1 queda de galho
Região Sul
Jardim New York – 1 queda de muro
Jardim do Lago Continuação – 1 alagamento em imóvel
Leia mais:
Previsão do tempo: região de Campinas pode ter chuva, mas final de semana deve ser de ‘calorão’
Dia ‘virou noite’
Chegada de tempestade escurece o céu e faz dia ‘virar noite’ em Campinas
A chegada da tempestade fez o dia ‘virar noite’. Por volta de 12h40, o céu ficou totalmente encoberto e escuro na região do Jardim São Gabriel.
Poucos minutos depois, houve o início de uma pancada de chuva que durou pouco. Às 13h, o temporal já era mais ameno (assista ao vídeo acima).
O Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) havia previsto, pela manhã, que a região seria atingida por chuvas a partir da tarde.
🌧️ Entenda: o motivo é a convergência de umidade provocada por uma área de baixa pressão, que favorece a maior cobertura e desenvolvimento de nuvens.
Apesar da intensidade, as estimativas são de volumes baixos, em torno de 5 milímetros, mas há riscos de raios e rajadas de vento, de acordo com os meteorologistas.
Imagem registrada às 12h40 no Jardim São Gabriel, em Campinas
Yasmin Castro/g1
Secura vai continuar
Apesar de um breve alívio na umidade relativa do ar, o Cepagri alerta que a situação crítica do tempo seco e das semanas de estiagem será muito pouco atenuada. O final de semana voltará a ter tempo quente e seco (acesse aqui a previsão dos próximos dias).
“Dessa forma, recomenda-se atenção especial quanto à hidratação, através da ingestão de água e bebidas não alcoólicas, da umidificação de ambientes e do uso de soluções fisiológicas para amenizar o desconforto de pele, olhos e nariz secos”, ressalta o órgão.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.