
Grupo de pinguins e botos é flagrado nadando próximo à beira-mar em praia de SC
Uma família de pinguins foi avistada nadando ao lado de um boto na praia do Morro dos Conventos, em Araranguá, no Sul de Santa Catarina. O registro foi feito na última terça-feira (22) por um pescador da região e mostra os animais nadando próximos à faixa de areia.
No vídeo, também é possível ver vários pinguins se alimentando de peixes (assista acima).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Em entrevista à NSC TV, o pescador contou que o momento aconteceu por volta de 12h. Ele estava pescando quando percebeu a presença dos pinguins e, ao observar melhor, viu que eram dezenas.
Pouco depois, notou também a presença de um boto e decidiu registrar a cena. Segundo ele, havia ainda muitas gaivotas batendo na água tentando se alimentar de peixes.
A presença das espécies chamou atenção nas redes sociais. Segundo a médica veterinária Ceres Gomes Vaz, do projeto Educamar, que monitora as praias da região, a cena pode ser explicada pelo instinto de migração dessas espécies nesta época do ano, além de uma possível interação entre elas.
“Nessa época do ano, eles se deslocam para áreas mais quentes, tanto em busca de alimento quanto para reprodução. No vídeo, o boto parece estar se preparando para predar algum pinguim, já que é um predador carnívoro. Também pode ser uma relação de comensalismo, quando duas espécies se aproximam com um objetivo em comum, neste caso, a alimentação”, explica.
LEIA MAIS:
Vídeo mostra grupo de cinco baleias-jubarte nadando em Florianópolis
VÍDEO: homem em prancha solta baleia presa em rede de pesca em SC; Ibama apura conduta
🐧Pinguim-de-Magalhães
Ao todo 116 Pinguins-de-Magalhães foram resgatados com vida ao longo do ano em SC
Nilson Coelho/R3 Animal
Presença frequente no litoral catarinense no inverno, o pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) vem à costa brasileira em busca de alimento. A ave é geralmente vista entre junho e setembro.
Esses pinguins vivem em bandos e têm asas que se adaptaram para promover o impulso através da água. Quando jovens, têm uma coloração de penas mais acinzentada. Quando mais velhos é que ganha a plumagem característica, com tons de preto e branco.
Essa espécie vem da Patagônia, no Sul da Argentina, em busca de comida. Esses animais podem atingir a velocidade de 25 km/h enquanto nadam.
VÍDEO: família de pinguins é vista nadando com boto próximo à praia em SC
Reprodução
O vídeo abaixo é de um homem em prancha que se aproxima e solta baleia presa em rede de pesca
Homem em prancha se aproxima e solta baleia presa em rede de pesca em SC
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias