Rio Amazonas receberá dragagem de manutenção em Juruti para mitigar impactos da estiagem

Visando garantir a navegabilidade no rio Amazonas no período de estiagem, que nos últimos dois anos, foi severa na região amazônica, a mineradora Alcoa vai iniciar nos próximos dias as atividades de dragagem de manutenção em trecho do rio. A medida é crucial para a navegação, além de assegurar as necessidades logísticas e as operações da empresa, que contribuem diretamente para o desenvolvimento econômico e social de Juruti, no oeste do Pará.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
A dragagem de manutenção é realizada anualmente, desde 2023, em razão do agravamento da seca, que acaba obstruindo o canal, prejudicando a navegação e, ao mesmo tempo, o transporte de pessoas e cargas. Além disso, em Juruti ocorre o fenômeno natural conhecido como “terras caídas”, que é o desmoronamento de terras nas margens dos rios, inclusive, por quilômetros de extensão. O material que cai do deslizamento de terras é arrastado pela correnteza e levado para dentro do rio, dificultando a navegação.
Tecnologia bem consolidada, a dragagem é amplamente utilizada em regiões que enfrentam desafios com o assoreamento de rios, canais e portos, como é o caso dos rios da Bacia Amazônica. A medida é fundamental para manter ativa as economias locais, especialmente no período de seca.
Durante a realização do trabalho, não há aumento de profundidade nem abertura de novo canal, apenas desobstrução do canal natural já existente. A dragagem é realizada em total conformidade com as exigências do licenciamento ambiental e respeita rigorosamente as normas e diretrizes estabelecidas pelos órgãos competentes. A atividade também é acompanhada por um Comitê Gestor, composto por representantes da Alcoa, comunidades e órgãos públicos.
O trabalho de dragagem de manutenção é acompanhado por uma equipe composta por biólogos, veterinários e auxiliares de campo, que faz o monitoramento da dragagem 24h por dia durante o processo.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.