
Bahia registrou 86 tremores de terra em 2025
A Bahia registrou 86 tremores de terra entre janeiro e julho deste 2025, segundo informações divulgadas pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN).
Em comparação com o mesmo período de 2024, houve uma redução de 11,34%, já que foram registrados 97 tremores de terra. As cidades onde mais ocorreram abalos sísmicos foram Jacobina e Jaguarari, localizadas no norte do estado. Os números não foram detalhados.
O tremor de terra mais recente foi registrado em Vera Cruz, cidade da região metropolitana de Salvador, no dia 22 de julho. A atividade sísmica ocorreu às 14h13, com magnitude preliminar de 1.8.
O abalo foi sentido com intensidade por moradores da região, que relataram a movimentação de móveis e uma vibração perceptível no chão de suas casas.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Bahia
Cerca de 39 horas antes, outro abalo foi registrado às 22h45 do dia 20 de julho e a magnitude preliminar do tremor foi calculada em 2.4. Na ocasião, não houve relatos de moradores da região que tenham sentido algum tremor.
Segundo o Labsis, a estação sismográfica de Vera Cruz entrou em operação no dia 3 de julho, com objetivo de aprimorar a cobertura azimutal da área costeira.
Com a implementação dessa nova estação, o laboratório espera uma cobertura mais abrangente da região, por meio de um mapeamento detalhado da área sísmica. Historicamente, o lugar apresenta registros de ocorrência de tremores de terra até meados do século passado.
O novo sismógrafo foi instalado na arena aquática do Colégio Municipal Telma Régis de Andrade, que permite o acesso remoto aos dados através de um link via internet. O local foi escolhido por não ter muito movimento de veículos grandes e nem obras que podem provocar vibrações fortes no solo, interferindo no monitoramento.
Além de Vera Cruz, a Bahia conta atualmente com oito estações de monitoramento nas cidades de Jaguarari, Jacobina, Amargosa, Cachoeira, Itapé, Lapão e Ponto Novo. Junto com o Ceará, os dois estados possuem a maior quantidade de sismógrafos da região nordeste.
LEIA TAMBÉM:
Dois tremores de terra são registrados em cidade no Vale do Jiquiriçá
Cidade do norte da Bahia registra 88 tremores de terra em um só dia
Mais de 170 tremores de terra foram registrados na BA em 2023
🚨 Dicas de segurança
O LABSIS listou dicas de segurança importantes sobre como agir durante um abalo sísmico. Confira abaixo ⬇️
Quando sentir um tremor forte, proteja-se sob uma mesa ou mesa resistente e use uma almofada para proteger a cabeça de objetos que caiam.
Uma vez que a agitação pare, verifique se há fontes de fogo e apague-as ou desligue-as (incluindo fornos a gás).
Procure manter a calma e evitar objetos caídos ou quebrados. Além disso, fique dentro de casa para evitar a queda de objetos, como placas na frente dos prédios, se possível.
Abra uma porta ou janela para poder escapar, se necessário, com cuidado, pois as portas e janelas podem ficar empenadas e emperradas.
Se estiver do lado de fora, tente ficar longe de paredes, portões ou qualquer objeto que possa tombar.
Em caso de perigo de incêndio ou tsunami, dirija-se a uma área de evacuação designada. Parta para terrenos mais altos se estiver na costa.
Obtenha informações precisas e oficiais, para seguir as instruções.
Em caso de evacuação, certifique-se de desligar o disjuntor e a rede de gás em seu escritório ou casa antes de sair, se o tempo permitir.
Imagem de um sismógrago, instrumento que detecta, amplia e registra as vibrações da Terra
Reprodução/TV Bahia
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻