
Sexto terremoto mais forte da história do planeta provoca alertas de tsunamis em mais de 20 países
Reprodução/TV Globo
Um terremoto intenso provocou alertas de tsunami nesta quarta-feira (30) em vários países, da Rússia até o Chile.
Era por volta das 11h30, horário local, quando tudo começou a tremer. Casas, escritórios, o topo de uma igreja. Em um centro cirúrgico, os médicos e enfermeiros tiveram que agir rápido para segurar o paciente e os instrumentos.
Esse foi o sexto terremoto mais forte já registrado na história do planeta. Prédios ficaram danificados e algumas pessoas se feriram. Ninguém morreu.
O terremoto foi de magnitude 8,8. O epicentro foi a cerca de 60 quilômetros da costa da Rússia, no leste do país, próximo ao Japão. A costa do Pacífico da Rússia faz parte do Círculo de Fogo do Pacífico. É a maior zona sísmica do mundo, com pelo menos quatrocentos vulcões ativos. Nove em cada dez tremores do mundo são nessa região.
A Rússia registrou tsunamis, e o mar inundou cidades costeiras. Mais de 20 países e todos estados da costa oeste dos Estados Unidos. Ondas de tsunami podem viajar numa velocidade de até 800 km/h e cruzar o oceano em menos de um dia.
No Japão, quem estava próximo ao mar teve que se deslocar para zonas mais altas ou procurar abrigo no topo de prédios. A usina nuclear de Fukushima foi esvaziada às pressas.
Em 2011, um terremoto de magnitude parecida matou 15 mil pessoas no Japão e provocou um desastre radiotivo. O desta quarta-feira foi mais profundo, por isso o deslocamento de água foi menor.
Dave Snider é coordenador de alerta de tsunami no Centro de Administração Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos. Ele afirmou que cada terremoto e cada tsunami são diferentes.
“As consequências dependem de muitos fatores, como a quantidade de terra que se moveu, qual foi a direção da energia gerada, o tipo de topografia e se a maré estava alta.”
No Havaí, as ondas chegaram a quase 2m acima do normal. Quem vive em prédio foi orientado a se abrigar no quarto andar ou acima.
Praias também foram esvaziadas nos Estados Unidos, no México, e até no Chile. Ao longo do dia, o alerta de tsunami foi suspenso para quase todas as regiões.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO mostra tsunami se aproximando de costa do Japão
Oprah Winfrey nega manter estrada particular fechada durante alerta de tsunami no Havaí
VÍDEOS mostram destruição causada por tsunami que acompanhou terremoto na Rússia