
Campus da UFPA no bairro do Guamá, em Belém.
Divulgação
A Universidade Federal do Pará (UFPA) aprovou a criação do curso de Bacharelado em Inteligência Artificial no campus de Belém.
O novo curso, o primeiro do gênero na instituição, foi aprovado por unanimidade pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe).
De acordo com a UFPA, a graduação tem previsão de início em 2026, com 30 vagas disponíveis no processo seletivo. O curso será presencial, em tempo integral, com 3.200 horas de carga horária e será vinculado à Faculdade de Computação.
Veja os destaques do g1 Pará com Taymã Carneiro nesta segunda-feira, 4 de agosto de 2025
O currículo foi elaborado por professores especialistas da área, tendo como base referências nacionais e internacionais, como o curso oferecido pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Ele inclui conteúdos como:
Aprendizado de Máquina,
Processamento de Linguagem Natural,
Visão Computacional,
Otimização,
Cibersegurança,
Internet das Coisas, entre outros.
A grade curricular também conta com atividades práticas integradas à sociedade, como projetos interdisciplinares e ações direcionadas à comunidade.
Entre os destaques, estão o Letramento em Inteligência Artificial, para a oferta de cursos à população em geral, hackathons para criação de soluções inovadoras e uma Fábrica de Software de IA, espaço destinado a projetos em parceria com empresas, órgãos públicos e organizações sociais.
Segundo a UFPA, o objetivo é formar profissionais capacitados para atender demandas de inovação no contexto amazônico, com foco em ética e compromisso social.
Leia as últimas notícias do estado no g1 Pará