Medidas de enfrentamento ao tarifaço serão anunciadas ainda nesta quarta, diz Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quarta-feira (6) que a pasta deve anunciar, nas próximas horas, as medidas de proteção a setores afetados pelo tarifaço imposto pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
Entram em vigor nesta quarta-feira (6) as tarifas de importação de 50% impostas pelo governo Trump sobre o Brasil. Com isso, parte dos produtos brasileiros vai pagar a mais alta taxa do mundo para entrar nos EUA.
O objetivo, segundo o ministro, é reabrir as negociações e “normalizar” as relações diplomáticas entre os dois países.
Donald Trump, assinou na quarta-feira (30) um decreto que impõe uma tarifa adicional de 40% sobre produtos brasileiros, elevando o total para 50%.
🔎A medida, no entanto, prevê uma longa lista de exceções como suco de laranja, aeronaves civis, petróleo, veículos e peças, fertilizantes e produtos energéticos.
Segundo a Casa Branca, o decreto foi adotado em resposta a ações do governo brasileiro que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional, à política externa e à economia dos EUA”.
O anúncio oficializou o percentual mencionado pelo republicano em carta enviada a Lula neste mês e afirma que a ordem executiva foi motivada por ações que “prejudicam empresas americanas e os direitos de liberdade de expressão de cidadãos americanos”, além de afetar a política externa e a economia do país.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.