Prefeitura é multada pela Cetesb por queima irregular de lixo em área turística de Marília


Prefeitura de Marília é multada pela Cetesb por queima irregular de lixo em área turística
A Prefeitura de Marília (SP) foi multada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) devido à queima irregular de lixo em um terreno às margens de uma estrada que dá acesso a uma área turística da cidade. O local já havia sido alvo de autuação em janeiro deste ano.
Segundo a Cetesb, o poder público municipal foi notificado há cerca de sete meses, mas o problema continua. Agora, a nova multa teve valor dobrado, resultando em R$ 10 mil.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
O terreno pertence ao município e fica nos fundos de uma área usada legalmente para descarte de entulho, em parceria com a Associação de Caçambeiros de Marília. Porém, no espaço irregular, há fumaça por conta da queima frequente de resíduos, o que pode causar danos ao meio ambiente e problemas respiratórios à população.
Além disso, a Cetesb identificou outro ponto crítico na mesma região. Em imagens recebidas pela TV TEM, é possível ver uma grande quantidade de lixo espalhado no fundo do terreno, supostamente descartado por uma empresa do setor de reciclagem de plásticos.
Prefeitura de Marília é multada pela Cetesb por queima irregular de lixo em área turística
Rafael Martins/Divulgação
De acordo com a Cetesb, o descarte desordenado e a queima de lixo representam risco ambiental e sanitário, e as multas aplicadas não cobrem os prejuízos causados à natureza.
A Prefeitura de Marília afirmou à TV TEM que tem conhecimento do problema e que a situação é resultado de administrações anteriores. No entanto, a gestão atual já foi multada em janeiro, o que indica que houve tempo para buscar soluções.
Ainda segundo o município, a queima é provocada por pessoas que invadem o terreno. O local conta com uma guarita, que deveria restringir o acesso, mas a fiscalização não estaria sendo eficiente. A administração informou também que está em negociação com a Cetesb para legalizar um novo espaço e, assim, desativar a área irregular.
Prefeitura de Marília é multada pela Cetesb por queima irregular de lixo em área turística
Rafael Martins/Divulgação
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.