
Espetáculo Rita Lee – Uma Autobiografia Musical
Caio Vitturi
Neste sábado (09), acontece a abertura da Mostra de Teatro Águas de Manaus. O evento promete movimentar a cidade e traz como grande destaque o musical campeão de bilheteria *Rita Lee – Uma Autobiografia Musical*, estrelado pela atriz Mel Lisboa. A peça desembarca em Manaus com uma sessão única e gratuita. O espetáculo será às 20h, no anfiteatro da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
A peça é uma adaptação da autobiografia de Rita Lee e já conquistou mais de 90 mil espectadores, tornando-se um dos maiores sucessos do Brasil. Com direção de Márcio Macena e Débora Dubois e roteiro de Guilherme Samora – co-autor do livro que inspirou o espetáculo -, a apresentação celebra a vida e a trajetória criativa, transformadora e ousada da Rainha do Rock brasileiro. A narrativa passeia por momentos importantes da trajetória de Rita: infância, bandas da adolescência, relação familiar, participação nas bandas Mutantes e Tutti-Frutti, prisão no Regime Militar em 1976, relacionamento com o multi-instrumentista Roberto de Carvalho, nascimento dos filhos, ativismo pelos direitos de animais, tropeços, glória e velhice.
Também serão tocados sucessos que marcaram a carreira da artista, como “Saúde”, “Desculpe o auê”, “Mania de você”, “Doce vampiro”, “Reza” e “Ovelha negra”. A atriz Mel Lisboa ganhou o Prêmio Shell pela atuação. Antes, ela já havia interpretado a cantora na peça Rita Lee Mora Ao Lado (2014) e na minissérie Elis – Viver É Melhor Que Sonhar (2019), exibida na Rede Globo.
Além da peça nacional, a programação da Mostra de Teatro terá 20 espetáculos de companhias amazonenses e a apresentação dos bumbás Caprichoso e Garantido. “Para a companhia, é uma felicidade muito grande participar deste evento, com o incentivo aos artistas da cidade e o sentimento de que, assim como serviço que prestamos com o saneamento básico, a cultura também é um direito de todos. O público de Manaus está convidado para essa celebração da arte do teatro. Neste sábado o público terá a oportunidade de conhecer e se encantar com a história de Rita Lee, que teve uma trajetória que foi divisora de águas no cenário cultural do Brasil”, destaca o diretor-presidente da Águas de Manaus, Pedro Augusto Freitas.
Sobre Mostra de Teatro
Mostra de Teatro Águas de Manaus
Josef Ponciano
A Mostra de Teatro será realizada nos dias 9, 10, 16 e 17 de agosto. Serão mais de 20 espetáculos gratuitos e abertos ao público. O evento é realizado pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC) e pelo Instituto Brasileiro de Teatro (iBT), com recursos do Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH) e Grupo Tigre. A programação completa pode ser encontrada no instagram.com/mostradeteatroam.
Apresentada pela Águas de Manaus, apoio institucional da Benevolência e apoio do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram). Também possui apoio cultural da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam), Ateliê 23 e Buia Teatro.
Mostra de Teatro Águas de Manaus
Josef Ponciano
Veja a programação da Mostra de Teatro Águas de Manaus:
9 de agosto (sábado)
Local: Anfiteatro da Ponta Negra
20h – Rita Lee – Uma Autobiografia Musical
10 de agosto (domingo)
Local: Anfiteatro da Ponta Negra
17h – Tucumã e Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu, do Grupo Jurubebas de Teatro
19h – Apresentação dos bois Garantido e Caprichoso
16 de agosto (sábado)
Local: Anfiteatro do bairro Jorge Teixeira
18h – Bertholdo – Estudo nº 1, do grupo Buia Teatro
19h30 – Filha do Encontro das Águas, de Lia Benacon
21h – Balões, do grupo Barravento
17 de agosto (domingo)
Local: Sede do Ateliê 23
15h – Menina Miúda, da Cia Menina Miúda
Local: Sede do Buia Teatro
16h – Cê Virou Planta, da Soufflé de Bodó Company
Local: Largo São Sebastião
17h – Teatro Lambe-lambe:
* Anselmo, da Gigi Produções
* Pânico na Maçã – Quem são as pragas?, da Gigi Produções
* Serrador – Quantas tábuas para construir uma vida?, da Gigi Produções
* Portinari – E se o quadro Futebol de Portinari tivesse vida?, da Gigi Produções
* Vida de Peixe-boi, da Gigi Produções
* Mova-se, de Izabel Camargo
* A Espera, da Cia Fuxico
* A Bailarina, da Cia Fuxico
* Trilogia dos Afetos – Amor: Título Provisório e Inalterável, da Cia As Caixeiras
* Trilogia dos Afetos – A Partida, da Cia As Caixeiras
* Trilogia dos Afetos – Quinina, da Cia As Caixeiras
Local: Teatro Gebes Medeiros
19h – Sebastião, do Ateliê 23