
MINUTO SReferência em saúde no estado de Alagoas, a Santa Casa de Maceió disponibiliza tecnologia de ponta para exames de densitometria de corpo inteiro, também conhecida como DEXA (Dual-energy X-ray Absorptiometry) — método reconhecido como padrão ouro na avaliação precisa da composição corporal.
MINUTO SANTA CASA 01/08/2025
Segundo o radiologista intervencionista, André Vitório, o DEXA é o exame mais confiável para medir, com alta precisão, massa óssea, massa magra e gordura corporal. “A densitometria DEXA oferece uma leitura estável e aprofundada da composição corporal, com dados segmentados e de alta confiabilidade”, explica o médico.
MINUTO SANTA CASA
Radiologista intervencionista, André Vitório, fala sobre os benefícios da densitometria de corpo inteiro na Santa Casa de Maceió
Com o uso da tecnologia de dupla energia , o exame permite identificar com clareza a gordura visceral — localizada entre os órgãos — considerada um fator de risco importante para doenças cardiovasculares. A densitometria também é indicada para o diagnóstico e acompanhamento de osteoporose e osteopenia, possibilitando a detecção precoce da perda de massa óssea.
MINUTO SANTA CASA
SANTA CASA DE MACEIÓ
“Com esse exame, conseguimos avaliar com precisão se o paciente tem osteopenia, osteoporose ou risco aumentado para desenvolver essas condições”, ressalta o especialista.
A densitometria de corpo inteiro é recomendada para diferentes perfis: aletas amadores e profissionais, que buscam monitorar sua composição corporal total; pacientes com doenças autoimunes, como o lúpus, que fazem uso prolongado de corticoides; e mulheres a partir de 65 anos e homens com mais de 70 anos, no contexto de rastreamento da saúde óssea.
“O uso prolongado de corticoides pode levar à diminuição da massa óssea. A densitometria de corpo inteiro nos permite avaliar essa perda de forma precisa e orientar condutas clínicas mais seguras”, complementa o radiologista intervencionista da Santa Casa de Maceió, André Vitório.
O exame é realizado na Santa Casa Diagnósticos, no centro de Maceió. Nele, o paciente é posicionado deitado na mesa do densitômetro, onde terá o corpo escaneado. A avaliação leva em média 20 minutos e não exige muitos preparativos. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados para que não haja interferência no resultado:
MINUTO SANTA CASA
SANTA CASA DE MACEIÓ
Não consumir cálcio nas 24 horas que antecedem o exame;
Fazer jejum de alimentos sólidos 4 horas antes do procedimento;
Não ingerir cafeína e evitar o excesso de líquidos até 4 horas antes do exame;
Retirar objetos de metal, como jóias e roupas com zíper, na hora do exame.
Artur Gomes Neto
Diretor Técnico Médico
CRM-AL 2503/RQE 1874