Usina solar do Sicoob UniCentro Br atinge desempenho acima da expectativa


Com 22% da matriz elétrica, energia solar é a segunda maior fonte energética do Brasil, totalizando cinco milhões de imóveis com geração fotovoltaica própria, conforme divulgado pela Agência Brasil. Nesse cenário, o Parque Fotovoltaico Geraldo Mendonça, situado em Caldas Novas, município localizado a 170 quilômetros de Goiânia, foi construído pelo Sicoob UniCentro Br para promover a autossuficiência energética da instituição e já acumula resultados promissores.
Placas solares do Parque Fotovoltaico Geraldo Mendonça, do Sicoob UniCentro Br, localizado em Caldas Novas (GO)
Divulgação Sicoob UniCentro Br
Somente no período avaliado entre 1º de maio a 23 de junho deste ano, o empreendimento gerou 150,62 MWh (150.620 kWh), um desempenho acima da expectativa em 119,83%. Em relação ao impacto financeiro, a cooperativa registrou uma redução de 73,06% nos custos totais de energia entre março e maio.
A usina fotovoltaica foi construída em um terreno de 10 mil m² que abriga 1.098 placas com potência instalada de 750 KWp, e previsão de gerar, em média, 90.750 KWh/mês de energia elétrica limpa, sustentável, eficiente e econômica. Contudo, conforme pontua o diretor-presidente do Sicoob UniCentro Br, Diogo Mafia, a produção da usina gerou energia suficiente para abastecer as agências da cooperativa e ainda gerar excedente.
“Mesmo com variações sazonais e climáticas, esse comparativo reforça o retorno financeiro imediato do investimento e nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, já que, nestes quase dois meses de operação, foi evitada a emissão de cerca de 53,7 toneladas de CO₂, o que equivale, aproximadamente, ao plantio de 384 árvores”, explica.
Para Diogo Mafia, no cenário de crescente preocupação com as mudanças climáticas e de busca por fontes de energia mais limpas e sustentáveis, as cooperativas se destacam como pioneiras com soluções inovadoras. Diogo destaca que o parque é um marco importante dentro das pautas ESG (acrônimo de Enviromental, Social e Governance, em tradução livre: Meio Ambiente, Sociedade e Governança), que as cooperativas carregam em seus pilares.
“O grande diferencial do nosso parque é a operação poder ser controlada 100% por meio digital, o que integra o monitoramento dos sistemas de segurança e controle de fluxos e acessos, climatização da usina e até a comunicação inteligente com os inversores de energia e os sistemas integrados de manutenção e medição”, assinala.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.