Aparelhagem Rubi celebra 75 anos de história no Pará, passando tradição de pai para filho


Tradição da aparelhagem passa de pai para filho em Belém
Músicas que marcaram diferentes épocas, desde o tempo dos avós até a juventude de muitos pais paraenses, continuam embalando festas no estado. Elas fazem parte da trajetória de uma das aparelhagens mais tradicionais do Pará: a Rubi, que completa 75 anos este ano. (Veja a reportagem completa acima)
Criada em 13 de agosto de 1951 por Orlando Santos, a aparelhagem ganhou fama pelo estilo “saudade” e conquistou gerações. O filho de Orlando, Gilmar Santos, cresceu acompanhando o trabalho do pai e, anos depois, assumiu o comando.
Clique e siga o canal do g1 Pará no WhatsApp
Gilmar Santos e Orlando Santos
TV Liberal
“Quando ele levava o Rubi para as sedes, eu ia com ele, nesse tempo nós carregávamos o Rubi dentro de uma combi. Ele sempre à frente como eu sou hoje com meu filho, mas com uma diferença, ele não queria. O papai ia trabalhar e deixava o Rubi na sala de casa, eu pegava e ia testando, ia ligando”, relembra Gilmar, que também se tornou referência nos anos 1990 e 2000.
Hoje, com 55 anos de Rubi, Gilmar continua mantendo viva a tradição familiar, preservando o estilo que fez história. “O ‘saudade’ que é a marca registrada do Rubi.
A nova geração é representada por Giovanni Santos, o Gigio Boy, que leva a aparelhagem aos interiores do estado.
Gilmar Santos e Gigio Boy
TV Liberal
“Quase todos os interiores que a gente vai, sempre tem alguém que conta uma história do vovô, sempre coisas positivas, graças a Deus. Isso com certeza, é motivo de felicidade. E claro, está seguindo a geração, sendo a terceira geração da nossa família, seguindo o legado, para mim é motivo de honra muito grande”, diz.
De Orlando a Gilmar, e agora a Gigio, a história da Rubi mostra que o tempo pode passar e as gerações mudarem, mas a paixão pela aparelhagem e o amor transmitido de pai para filho permanecem os mesmos.
Vídeos com as principais notícias do Pará
Adicionar aos favoritos o Link permanente.