
Amigos encontram pesqueiro de suspeitos de planejar emboscada contra homens
Amigos viajaram de São José do Rio Preto (SP) até o Paraná, onde encontraram o pesqueiro dos suspeitos de planejar a emboscada contra os homens que desapareceram após serem contratados para cobrar uma dívida de R$ 1 milhão, segundo o boletim de ocorrência, em Icaraíma (PR).
Robishley Hirnani de Oliveira, de 53 anos, Rafael Juliano Marascalchi, de 43, Diego Henrique Afonso e Alencar Gonçalves de Souza, de 36, estão desaparecidos desde terça-feira (5), há seis dias. Veja quem são as vítimas. A polícia passou a tratar o caso como homicídio.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
A cada dia sem notícias, cresce a angústia dos familiares. Um casal de amigos dos homens que são moradores de Rio Preto, o qual não vai ser identificado pela reportagem, decidiu ir até o Paraná de carro para reforçar as buscas por conta própria, enfrentando horas em estradas perigosas e percorrendo áreas de difícil acesso.
Entre elas, o pesqueiro da família dos suspeitos do crime, onde consta a última localização do quarteto, que fica ao lado do sítio onde moram. Segundo os amigos, o pesqueiro está desativado desde 2018. Assista ao vídeo acima.
“A última localização deles está no pesqueiro, que é um local de difícil acesso. A gente tentou procurar, rodamos toda a região, atravessamos de balsa pelo Rio Paraná. Eles são muito experientes em cobranças”, reforça o amigo.
Segundo apurado pela TV TEM, o casal foi até o Paraná na quinta-feira (7) e retornou nesta segunda-feira (11). É a segunda vez que os amigos fazem um bate-volta até o estado vizinho, na tentativa de acompanhar as buscas e trazer respostas aos familiares que aguardam notícias.
Amiga de homens que desapareceram após viagem até o PR se diz angustiada
Além deles, as esposas de dois dos homens que estão desaparecidos também foram até Icaraíma, no domingo (10), em uma caminhonete, na esperança de receber informações sobre o paradeiro deles.
“A gente está indo com a cara e com a coragem, a gente pergunta, as pessoas se esquivam, tem medo. Muita angústia, principalmente porque precisamos manter força pelos familiares que ficam aqui, porque a esperança deles é a gente que está indo para lá. A fé a gente não perde”, comenta a amiga.
Amigos encontram pesqueiro de suspeitos de planejar emboscada contra homens de Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Alencar Gonçalves de Souza (foto menor), Diego Henrique Afonso (à esquerda), Robishley Hirnani De Oliveira (ao fundo) e Rafael Juliano Marascalchi (à direita) saíram de São José do Rio Preto (SP)
Arquivo pessoal
Polícia apreende carro de suspeitos de emboscar homens contratados para cobrar dívida
Buscas
As buscas pelas vítimas foram retomadas pelas polícias Civil e Militar e pelo Corpo de Bombeiros nesta segunda-feira. Elas começaram na última quarta-feira (6), depois que a esposa de um dos desaparecidos registrou um boletim de ocorrência.
A equipe trabalha com apoio de cães farejadores, equipamentos sonares, que utiliza ondas sonoras para detecção e localização de objetos em ambientes aquáticos, helicóptero com câmeras de filtro infravermelho para detectar calor humano, entre outros equipamentos.
No domingo (10), equipes do Corpo de Bombeiros fizeram uma varredura de 130 quilômetros no Rio Ivaí. Até a última atualização desta reportagem, eles não foram encontrados. Veja o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso.
5º dia de buscas pelos desaparecidos estão concentradas no Rio Ivaí
Corpo de Bombeiros
Veja a cronologia do desaparecimento
Homens foram vistos reunidos em padaria antes de desapareceram em viagem no PR
A viagem começou na manhã de segunda-feira (4), com destino a Icaraíma (PR), para cobrar uma dívida relacionada à compra de uma propriedade rural, de R$ 1 milhão, que não foi paga totalmente;
Naquele dia, os três homens chegaram ao Paraná e encontraram Alencar, que aguardava para ajudar na cobrança. O quarteto foi até a propriedade rural para a cobrança.
Os homens combinaram com o suspeito de ser o devedor que voltaria no dia seguinte. Eles foram vistos pela última vez em uma padaria. Assista ao vídeo acima. Os quatro desapareceram por volta das 11h de terça-feira (5).
Depois do último contato de Robishley com a esposa, os celulares começaram a cair diretamente na caixa postal. Preocupada, Denise registrou o desaparecimento na Polícia Civil na quarta (6).
Desde então, os quatro estão incomunicáveis e as autoridades passaram a investigar o caso. No sábado (9), a Polícia Civil do Paraná passou a investigar o caso como homicídio e pediu a prisão de dois suspeitos.
Prisão e vítimas de emboscada
Pai e filho são considerado foragidos pelo desaparecimento de quatro homens
PCPR
A Polícia Civil do Paraná informou que procura por Antônio Buscariollo e Paulo Ricardo Costa Buscariollo, pai e filho suspeitos de envolvimento no desaparecimento dos quatro homens.
De acordo com o delegado Gabriel Menezes, a polícia considerou pai e filho suspeitos depois que eles prestaram depoimento na delegacia e, ao serem liberados, os dois e toda a família sumiram.
Com o mandado de prisão temporária expedido pela Justiça, segundo o delegado, os dois são considerados foragidos. A polícia considera que a prisão pode ajudar a localizar as vítimas ou um possível cativeiro. O carro que pertence a família deles foi apreendido.
No início das buscas, na quarta-feira (6), os suspeitos foram encontrados na propriedade rural onde as vítimas teriam desaparecido. Eles chegaram a prestar depoimento e disseram à polícia que havia um negócio envolvendo a compra e venda de uma propriedade rural entre Alencar e dois parentes deles, mas afirmaram que não têm relação direta com a dívida.
Após serem liberados, a investigação apontou que:
Os quatro homens podem ter sido vítimas de uma emboscada;
Sofreram um atentado supostamente por membros da mesma família.
Com essas novas informações, foi solicitada a prisão de Antônio e Paulo.
Carro de suspeitos de emboscar homens que foram cobrar dívida foi apreendido pela polícia.
Polícia Civil (PC-PR)
Homens que desapareceram após viagem ao Paraná foram contratados para cobrar dívida
Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM