Campanha Agosto Dourado reforça importância da amamentação e da doação


Amamentar é dar amor, saúde e futuro em um só gesto – e também pode salvar vidas. Com essa concepção, a Secretaria da Saúde, Fundo Social de Solidariedade e Banco de Leite Humano de Atibaia participam, neste mês, da campanha nacional “Agosto Dourado”, com a proposta de destacar a importância do aleitamento materno para os bebês, assim como a doação de leite, que pode ajudar, principalmente, bebês prematuros ou de baixo peso internados em unidades de terapia intensiva neonatal (UTIs neonatais).
A campanha convida toda a sociedade a se engajar em atividades e eventos voltados à sensibilização sobre o tema. Estão acontecendo rodas de conversa sobre amamentação, aulas práticas, dinâmicas (workshops) nas Unidades de Saúde, palestras, entre outras ações.
Leite materno: alimento único e insubstituível
A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), uma das maiores defensoras do aleitamento materno no país, recomenda que o bebê receba exclusivamente leite materno até os seis meses de vida – sem outro tipo de leite, água, chás ou outros alimentos. Nessa fase, o leite materno é completo e suficiente para suprir todas as necessidades nutricionais e imunológicas da criança.
Após os seis meses, a SBP orienta a introdução gradual de alimentos saudáveis, mantendo o leite materno como principal alimento até um ano de vida e complemento até pelo menos os dois anos de idade, ou enquanto mãe e bebê desejarem.
Para a criança, o aleitamento reduz infecções gastrointestinais, fortalece o sistema imunológico e melhora o desenvolvimento neurológico. O leite materno reduz em 13% a mortalidade infantil por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos e diminui o risco de desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade na vida adulta. Outro dado relevante – e talvez pouco conhecido – é que a amamentação reduz o risco de morte súbita do bebê.
Os benefícios também são significativos para a mãe: redução do risco de câncer de mama e ovário, recuperação pós-parto mais rápida e menor probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares. Além disso, o aleitamento reforça o vínculo emocional entre mãe e bebê, essencial para o desenvolvimento infantil.
Banco de Leite em Atibaia
No caso da doação de leite materno, até mesmo pequenas quantidades podem alimentar um bebê prematuro. Ou seja, qualquer volume doado pode fazer uma grande diferença para a saúde e o desenvolvimento dos recém-nascidos. Em Atibaia, a campanha “Agosto Dourado” conta com o apoio do Banco de Leite Humano da cidade, que presta atendimento especializado às mães desde a gestação até o pós-parto, oferecendo apoio ao aleitamento e incentivo à doação de leite.
Mulheres saudáveis que estão amamentando podem se tornar doadoras, contribuindo para a recuperação de recém-nascidos internados em UTIs neonatais.
O endereço é Rua Presidente Lincoln, nº 44, no bairro Jardim Samambaia. Os telefones são (11) 4402-7947, (11) 4411-6787. WhatsApp é (11) 93010-4216.
Maternidade Solidária
O projeto Maternidade Solidária, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade, oferece suporte às mães em eventos públicos com espaços adequados para amamentação e troca de fraldas. Esse ano também foi lançado o Projeto Nascer, que realiza a entrega de enxovais para gestantes que realizam o pré-natal em postos de saúde no município.
A campanha Agosto Dourado é um chamado à conscientização coletiva sobre a importância da amamentação. Apoiar mães, incentivar o aleitamento materno e promover a doação de leite são gestos que nutrem o presente e sustentam o futuro.
Programação
Nas rodas de conversa, as participantes podem trocar experiências e obter informações sobre gestação, aleitamento, saúde do bebê, entre outros assuntos.
12/08 – USF Helio Bacci
Das 9h às 10h
12/08 – UBS Centro
Das 10h às 11h
12/08 – USF Itapetinga
Às 9h
13/08 – USF Portão
Às 9h
15/08 – USF Santa Clara
Das 13h às 15h30
15/08 – USF Rio Acima
Às 9h
19/08 – USF Helio Bacci
Das 9h às 10h
20/08 – USF Imperial
Das 10h às 13h
21/08 – USF Cachoeira – Jose Francisco Faria
Das 13h30 às 15h30
21/08 – UBS Flamenguinho
Das 8h às 11h
21/08 – USF Usina
Das 9h às 14h30
21/08 – USF Rio Abaixo
Às 9h
26/08 – USF Helio Bacci
Das 9h às 10h
Adicionar aos favoritos o Link permanente.