HU-Univasf e Policlínica instalam pontos de coleta para pilhas e baterias em Petrolina


Pilhas e baterias não podem ser descartadas em lixo comum.
Jonathan Lins/G1
O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) e a Policlínica da Univasf, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, agora passam a contar com lixeiras exclusivas para o descarte correto de pilhas e baterias.
A iniciativa, que começou a funcionar desde a segunda quinzena de julho, faz parte do Programa de Pesquisa Sementes do Amanhã, desenvolvido no HU e na universidade, em parceria com o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), movimento nacional voltado à promoção da sustentabilidade ambiental e da saúde pública.
A ação já existe na cidade, através de um ponto de coleta instalado na sede da Univasf, em Petrolina. Confira abaixo:
Ponto de coleta na Univasf recolhe pilhas e baterias
Foram instaladas nove lixeiras no total: oito no HU-Univasf e uma na Policlínica. A proposta é incentivar o descarte adequado desses materiais e minimizar os impactos ambientais e à saúde. A ação integra as medidas do HU-Univasf voltadas à sustentabilidade e à responsabilidade socioambiental.
Segundo o Setor de Hotelaria Hospitalar (STHH), responsável pelo gerenciamento dos resíduos nas unidades, o descarte incorreto de pilhas e baterias representa riscos devido à presença de metais pesados, como mercúrio, chumbo, cádmio e níquel. Quando jogados no lixo comum, esses componentes podem contaminar o solo, os lençóis freáticos e a cadeia alimentar.
O STHH atua na coleta, tratamento e destinação final dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS), além de supervisionar todas as etapas do manejo interno e externo dos resíduos gerados. A equipe também é responsável por garantir que as práticas adotadas estejam de acordo com as diretrizes ambientais e de saúde pública.
Vídeos: mais assistidos do Sertão de PE
Adicionar aos favoritos o Link permanente.