Prefeito Yan Lopes (Podemos) sanciona lei que autoriza realização de rodeios em Caçapava; veja regras


Imagem de arquivo – rodeio do Iperó Fest
@danylomarttins/Divulgação
O prefeito de Caçapava (SP), Yan Lopes (Podemos), sancionou a lei que autoriza a realização de rodeios na cidade. O texto foi sancionado e publicado no diário oficial na última semana. Os rodeios eram proibidos desde 2022 no município.
A sanção da lei aconteceu quase um mês após o projeto ter sido aprovado na Câmara Municipal de Caçapava. A proposta é de autoria da vereadora Fran Miranda e do vereador Bruno Henrique, ambos do PL.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Vale do Paraíba e região no WhatsApp
A lei sancionada pelo prefeito incluiu pelo menos três novos artigos. Um deles proíbe a realização de qualquer tipo de prova de laço, vaquejada ou pega do garrote.
Outro artigo estabelece que não será concedido alvará para a realização de rodeios a empresas ou entidades que tenham sido condenadas por decisão judicial, transitada em julgado, pela prática de maus-tratos a animais.
A lei também determina que a entidade promotora do rodeio deve apresentar, com antecedência mínima de 96 horas do início do evento, atestado de saúde individual de cada animal que participará das atividades.
Outras regras do projeto foram mantidas na sanção, como a que determina que para a realização dos rodeios haja atendimento médico e presença de ambulância no local do evento, além da presença de veterinário.
A publicação estabelece que o transporte dos animais precisará ser feito em veículos adequados e as arenas devem ter cercas resistentes e pisos que amorteçam os impactos.
Além disso, só podem ser usados acessórios que não machuquem os animais – esporas pontiagudas e choques estão proibidos, enquanto cordas devem ter redutores de impacto. A lei também permite eventos de exposição de animais.
Recentemente, Taubaté também aprovou uma lei que permite a volta dos rodeios na cidade.
Votação
O projeto foi aprovado em duas votações, com oito votos favoráveis e dois votos contrários, em julho deste ano. Apenas o presidente da Câmara Municipal, Rodrigo Meirelles (PL), não votou.
Veja como cada vereador votou:
A favor do projeto:
Adilson Henrique (PL)
Bruno Henrique (PL)
Catiane Fonseca (União Brasil)
Dani Galdino (Republicanos)
Dra Roseli Bueno (PL)
Fran Miranda (PL)
Pablo Fernandes (DC)
Professor Jefferson (Podemos)
Contra o projeto:
Dandara (PSB)
Prof. Maicon Goiembiesqui (Republicanos)
Câmara aprova volta do rodeio em Caçapava
Veja mais notícias do Vale do Paraíba e região bragantina
Adicionar aos favoritos o Link permanente.