
Operação prende grupo que aplicava golpes em mais de 400 mil idosos em Várzea Grande
Polícia Civil
Um grupo suspeito de aplicar golpes em mais de 400 mil aposentados e pensionistas foi alvo da Operação Aliança de Sangue, deflagrada pela Polícia Civil nesta terça-feira (12), em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. As investigações identificaram mais de 30 vítimas e um prejuízo de mais de R$ 400 mil.
A operação cumpriu quatro mandados de busca e apreensão contra seis suspeitos identificados durante as investigações. Além disso, foi determinado o bloqueio de contas bancárias, o sequestro de bens e a suspensão das atividades comerciais de uma empresa envolvida.
O delegado André Monteiro, responsável pelo caso, informou que cinco integrantes do grupo são da mesma família. Eles são investigados por estelionato majorado contra idosos e vulneráveis, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp
A Polícia Civil explicou que o grupo atuava como uma espécie de agentes de crédito autorizado a intermediar empréstimos e financiamentos. Eles se aproveitavam de clientes com baixa escolaridade, pouco conhecimento tecnológico e, em alguns casos, transtornos mentais.
Como agiam?
Os suspeitos levavam as vítimas até escritórios ou as abordavam em casa. O procedimento era iniciado com a coleta de fotos, documentos e autorizações, mas os criminosos alegavam que o processo não havia sido concluído.
Enquanto isso, o dinheiro era liberado em contas abertas no nome das vítimas, mas controladas pelos próprios golpistas. Para dificultar a identificação, os suspeitos faziam diversas transferências bancárias entre contas de outras vítimas.
Ainda segundo a polícia, os escritórios usados pelo grupo eram abertos e fechados rapidamente, o que dificultava a localização dos envolvidos.
As investigações continuam em andamento para identificar e prender outros suspeitos, além de localizar novas vítimas.
Polícia Civil apreende documentos e cartões bancárias na casa dos criminosos.
Polícia Civil