
Hotéis em Feira de Santana enfrentam dificuldades para contratar funcionários
Apesar da recuperação do setor de turismo e da movimentação constante nos hotéis de Feira de Santana, segunda maior cidade da Bahia, conseguir mão de obra para funções essenciais, como camareira, cozinheira, garçom e recepcionista, tem se tornado um desafio para os empresários pois, segundo eles, há vagas, mas falta gente qualificada e disposta a ocupar essas posições.
A proprietária Rosa Adélia administra um hotel na cidade há quase 20 anos e afirma que a escassez de profissionais é uma realidade constante.
📲 Clique aqui e entre no grupo do WhatsApp do g1 Feira de Santana e região
Recentemente, ela precisou contratar para os cargos de recepcionista e mensageiro, quem carrega as malas até o quarto do hospede, e enfrentou dificuldades. Para ela, a solução é investir em treinamento e manter a equipe atualizada.
“Precisa fazer um treinamento, onde o candidato fica no hotel treinando e depois, quando avaliamos que tem condições de contratá-lo, a gente encaminha para um curso que capacite aquela função”, explicou Adélia.
A proprietária Rosa Adélia administra um hotel e afirma que a escassez de profissionais
TV Subaé
Foi assim com Naiara de Jesus, que não tinha experiência em hotelaria, mas foi contratada e teve a chance de se qualificar. “Depois que entrei no hotel fui presenteada com o curso. Não é difícil, temos que ter a boa vontade de aprender”, afirma a camareira.
A mesma situação é vivida por Daniel Dantas, dono de outro hotel na cidade. Ele tem 40 funcionários, mas precisa de pelo menos mais cinco para completar a equipe.
“Hoje temos vagas para garçom, mensageiro, recepção, cozinha e auxiliar de cozinha. A nossa maior dificuldade é encontrar mão de obra qualificada”, explica Daniel.
Para suprir essa demanda, algumas empresas têm optado por contratar pessoas sem experiência e pagar pela capacitação, garantindo que aprendam no dia a dia da função.
Naiara de Jesus, que não tinha experiência em hotelaria, foi contratada e teve a chance de se qualificar
Reprodução/TV Subaé
Daniel Dantas, dono de outro hotel na cidade precisa de funcionários para completar a equipe
TV Subaé
O caminho para conseguir a vaga
A analista de carreira Kerciane Gondim orienta que o primeiro passo para quem busca emprego é se qualificar, mesmo que não possa investir em cursos pagos.
“Muitas vezes a pessoa sente a angústia de não ter dinheiro para bancar os treinamentos. Então, o que você pode fazer é utilizar as plataformas de cursos gratuitos disponibilizados na internet”, recomenda Kerciane.
Outra dica é pesquisar bem sobre as vagas e o setor, além de preparar um bom currículo. “As empresas têm tentado melhorar as condições, levando em consideração as ofertas de trabalho de outros setores. Então, o candidato também precisa mostrar que está pronto para a oportunidade”, completa a analista.
A analista de carreira Kerciane Gondim orienta os passo para quem busca emprego
TV Subaé
💼 Como aumentar as chances de contratação:
buscar cursos gratuitos: há opções on-line voltadas para hotelaria, atendimento ao cliente e gastronomia
caprichar no currículo: destaque experiências anteriores, mesmo que em áreas diferentes, e habilidades como organização e proatividade
conhecer o setor: entender como funciona o trabalho em hotéis pode fazer a diferença na entrevista
ter disponibilidade e flexibilidade de horários: requisitos comuns na hotelaria
Hotéis de Feira de Santana enfrentam dificuldade para contratar funcionários
TV Subaé
saiba o que fazer para para conquistar uma vaga em um hotel
TV Subaé
Conseguir mão de obra para funções essenciais, como camareira, cozinheira, garçom e recepcionista, tem se tornado um desafio
TV Subaé
LEIA MAIS:
Empresa oferece 200 vagas de emprego para atendimento e e-commerce no interior da Bahia
IEL abre mais de 660 vagas de estágio em 23 cidades da Bahia; bolsas vão de R$ 450 a R$ 1,8 mil
Rota para artistas, Feira de Santana tem ocupação acima de 90% na rede hoteleira durante o São João
Veja mais notícias de Feira de Santana e região.
Assista aos vídeos do g1 e TV Subaé 💻