
Reclamações de demora ou não entrega de imóveis crescem 44,5%, em Campinas
Campinas (SP) registrou aumento de 44,5% nas reclamações por demora ou não entrega de imóveis novos entre janeiro e julho de 2025, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Os dados são do Procon-SP. Mas qual o motivo do problema e como proceder nessas situações?
O advogado João Castro, especialista em Direito de Defesa do Consumidor, explica que há uma tendência no aumento de casos por conta do aquecimento que o mercado imobiliário registrou nos últimos anos, com taxas mais acessíveis, e que gerou uma venda exponencial de imóveis.
Segundo Castro, a primeira recomendação ao consumidor que não teve o imóvel entregue no prazo é enviar uma notificação extrajudicial à construtora, para que formalize o atraso.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias da região de Campinas em tempo real e de graça
Caso não ocorra uma resolução, o comprador ainda tem outras instâncias extrajudiciais, como o Procon para reclamar.
“Não tendo êxito em nenhum desses casos de forma extrajudicial, aí sim é necessário que esse consumidor busque uma orientação jurídica, ou seja, um advogado especializado na área do direito do consumidor para que ele possa pleitear judicialmente os direitos dele, contratuais, jurídicos”, diz Castro.
Juros de obra
O engenheiro ambiental Gabriel Aleje acompanhou toda a fase da obra motivado pelo sonho da aquisição da casa própria. Mas sem a entrega no prazo estipulado, acumula prejuízo.
“Fazendo uns cálculos desde o começo do ano, que é quando a gente devia ter recebido o primeiro prazo, já foi mais de R$ 10 mil em juros de obra, e esse juros de obra é cobrado até a entrega das chaves. E como a gente não tem essa previsão, a gente não sabe até quando vai pagar”, diz.
De acordo com o especialista, todo o prejuízo acumulado pelo tempo de espera pode ser ressarcido, como dinheiro de aluguel, valor pago a mais com juros da obra e até danos morais.
Campinas (SP) registra aumento de 44,5% nas reclamações no Procon-SP sobre não entrega ou demora na entrega de imóveis novos
Reprodução/EPTV
Alta nas reclamações
Os dados do Procon-SP mostram que foram registradas 447 reclamações por demora ou não entrega de imóveis novos em Campinas entre janeiro e julho de 2024.
No mesmo período de 2025, o total de denúncias ao órgão chegou a 646, alta de 44,5%. O maior volume foi registrado em julho, quando foram registradas 128 reclamações.
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas