
Jaguatirica resgatada em Ji-Paraná será levada para zoológico na Paraíba
Uma jaguatirica atropelada em Ji-Paraná (RO) foi resgatada e será levada para um zoológico na Paraíba. Por causa dos ferimentos, ela teve uma das patas amputada e não poderá voltar à natureza.
O animal foi encontrada por moradores na margem da BR-364, com dificuldade para se mover e ferimentos pelo corpo. O resgate foi feito com cuidado para evitar que a situação piorasse. Em seguida, ela foi levada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), em Porto Velho.
📲 Siga g1 RO no instagram.
Segundo Áquilas Ferreira Mascarenhas, chefe do Cetas, os exames apontaram múltiplas fraturas, perda de nervos e músculos, além da falta de sensibilidade em uma das patas traseiras. Com esse quadro, a reconstrução não era possível, e a amputação foi a única alternativa.
“Com esse tipo de lesão irreversível, a soltura na natureza não é uma opção. Ela precisará viver sob cuidados permanentes para garantir bem-estar e segurança”, explicou Áquilas.
A jaguatirica está em recuperação e deve viajar mais de 3 mil quilômetros até a Paraíba, onde será acolhida por um zoológico. Mesmo sem poder voltar à vida livre, ela terá cuidados permanentes e uma nova chance de viver com qualidade.
Leia também: Onça-pintada é capturada em área urbana de Ji-Paraná, RO
Jaguatirica resgatada em Ji-Paraná, RO
Rede Amazônica
LEIA TAMBÉM:
Onça-pintada é capturada em área urbana de Ji-Paraná, RO
Txai Suruí vai integrar grupo da ONU sobre mudanças climáticas