Geadas surpreendem moradores em Goiás: ‘São Pedro abriu a porta do freezer e esqueceu de fechar’


Frio no sudoeste trouxe mais geada com lavouras e gramados congelados
Geadas surpreenderam moradores em Goiás nos últimos dias. Em razão das baixas temperaturas, algumas cidades tiveram a ocorrência de geadas, quando uma fina camada de gelo cobre as folhas, vegetação e outras superfícies. Nos vídeos, um morador faz uma brincadeira com o frio congelante que provocou o fenômeno (veja o vídeo acima).
“São Pedro abriu a porta do freezer e esqueceu de fechar”, disse um morador enquanto tentava retirar o gelo de uma caminhonete.
As geadas aconteceram nas manhãs de terça-feira (12) e quarta-feira (13). Nas imagens, carros, plantações e outras superfícies aparecem cobertos pelo gelo, em um cenário que impressiona.
✅ Clique e siga o canal do g1 GO no WhatsApp
Segundo André Amorim, gerente do Centro de Informações Hidrológicas, Meteorológicas e Geológicas de Goiás (Cimehgo), esse é um fenômeno que pode acontecer pelas baixas temperaturas. De acordo com o órgão, as temperaturas mínimas tiveram variações entre 2 ºC e 5 ºC abaixo das que foram registradas anteriormente.
Nas terça-feira, as médias para as regiões sul e sudoeste foram de 8 ºC e 5 ºC, respectivamente. André explica que a localização das regiões influencia nas temperaturas mais baixas. “A parte sudoeste do estado “adentra” o Mato Grosso do Sul. Então, a geografia é muito propícia ali para as chegadas das massas de ar polar com maior intensidade”.
Veja algumas das cidades em que as geadas foram registradas:
Montividiu
Jataí
Caiapônia
Perolândia
Silvânia
De acordo com o gerente do Cimehgo, o órgão emitiu um alerta de baixas temperaturas que terminou nesta quarta-feira. No comunicado, estão listadas recomendações inclusive para os impactos na agricultura pela possibilidade da ocorrência de geadas.
“As plantas queimam na geada devido ao congelamento da água dentro das células e tecidos, resultando em danos que afetam a fisiologia e podem levar à morte parcial ou total. A formação de cristais de gelo dentro das células danifica as membranas celulares e desidrata os tecidos, interrompendo o fluxo de seiva e nutrientes, explica.
Carro e gramado cobertos por uma fina camada de gelo após geada
— Fotos: Reprodução/TV Anhanguera
LEIA TAMBÉM:
Goiás registra 3,5°C, tem o dia mais frio do ano e até geada, diz Cimehgo
FRENTE FRIA: Goiás tem nova onda de frio com previsão até de geada
Adeus, frio!
Segundo André Amorim, Goiás se despede do frio gradualmente a partir desta quinta-feira (14). De acordo com ele, um sistema de alta pressão, que impende o avanço de frentes frias, vai se formar entre Goiás e Mato Grosso.
Segundo o boletim do Cimehgo, esta quinta-feira tem predomínio de sol e a massa de ar polar que provocou a frente fria começa a perder intensidade. A umidade relativa do ar segue em alerta e deve registrar índices entre 12% a 20% no estado.
Em Goiânia, a temperatura pode chegar até os 30 ºC nesta quinta-feira. Como esperado, as médias de temperaturas máximas em todo o estado tendem a ser altas.
Confira as temperaturas máximas para alguns municípios:
Jataí – 27 ºC
Doverlândia – 29º C
Montes Claros – 33 ºC
Aruanã – 34 ºC
Rio Verde – 29 ºC
Mineiros – 28 ºC
Além do aumento gradativo das temperaturas, o boletim também destaca alerta máximo para o risco de incêndio e a importância de usar a água com responsabilidade devido ao longo período de estiagem.
📱 Veja outras notícias da região no g1 Goiás.
VÍDEOS: últimas notícias de Goiás
Adicionar aos favoritos o Link permanente.