Mostra Águas de Manaus leva teatro gratuito ao Jorge Teixeira e Centro nos dias 16 e 17 de agosto


Mostra de Teatro do Amazonas terá 14 espetáculos gratuitos, em Manaus
A Mostra de Teatro Águas de Manaus promove apresentações gratuitas neste sábado (16) e domingo (17), com mais de 12 grupos locais e nacionais. Os espetáculos acontecem nos bairros Jorge Teixeira, na Zona Leste, e Centro, na Zona Sul da capital.
​​📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
No sábado (16), a programação começa às 17h no anfiteatro do bairro Jorge Teixeira, com peças voltadas para o público infantil. O destaque é “Bertoldo – Estudo nº 1”, do grupo Buia Teatro Company, que conta a história de um tubarão que deseja ser humano. Ele segue os conselhos do professor Ninguém e passa a prender peixinhos em gaiolas no fundo do mar. O professor Alguém e um peixinho esperto tentam alertar os demais sobre o perigo.
Às 18h30, será apresentado o espetáculo “Filha do Encontro das Águas”, escrito por Lia Benacon. A peça narra a jornada de uma menina que retorna ao Amazonas em busca de suas raízes, após se sentir perdida em São Paulo. A história aborda temas como saudade, identidade e reencontros.
A última apresentação de sábado será às 20h, com a peça “Balões”, do grupo Barravento. O espetáculo traz o palhaço Caco em uma performance poética e interativa, que mistura humor, despedidas e recomeços, com leveza e emoção.
Domingo no Centro Histórico
No domingo (17), os espetáculos acontecem em vários locais do Centro Histórico de Manaus. A primeira apresentação será às 15h, com “Menina Miúda”, da Cia Menina Miúda, na sede do Ateliê 23 (Rua Tapajós, nº 166). A peça conta a história de Zé, que tenta conquistar Constância com criatividade, presentes inusitados e uma poesia feita especialmente para ela.
Às 16h, o grupo Soufflé de Bodó Company apresenta “Cê Virou Planta” na sede do Buia Teatro (Rua Dona Libânia, nº 330). A peça aborda o luto da mãe do artista Francis Madson, mostrando a dor como parte do processo de manter viva a memória de quem partiu.
A partir das 17h, o Largo São Sebastião (Rua 10 de Julho) recebe apresentações de teatro lambe-lambe, com peças curtas que abordam temas como arte, natureza, cotidiano e cultura popular.
Entre os espetáculos estão “Anselmo”, “Pânico na maçã”, “Serrador”, “Portinari” e “Vida de Peixe-boi”, da Gigi Produções. Também serão apresentados “Mova-se”, da atriz Izabel Camargo; “A Espera” e “A Bailarina”, da Cia Fuxico (SP); e “Trilogia dos Afetos”, da Cia As Caixeiras (DF).
“O poder da arte transforma quem faz e quem assiste. Depois do sucesso na Ponta Negra, esperamos repetir a energia no Jorge Teixeira”, disse Pedro Augusto Freitas, diretor-presidente da Águas de Manaus.
A Mostra será encerrada com “Sebastião”, peça do Ateliê 23, às 19h, no Teatro Gebes Medeiros (Av. Eduardo Ribeiro, nº 937). Inspirada na obra “Um Bar Chamado Patrícia”, de Bosco Fonseca, a história retrata a vida de sete drag queens que frequentavam o primeiro bar LGBTQIAPN+ de Manaus, durante a Ditadura Militar.
“A entrada para os espetáculos do domingo (17) no Teatro Gebes Medeiros, Buia Teatro e Ateliê 23, requer a retirada de senha conforme a capacidade de cada local. A entrega da senha será feita uma hora antes do início de cada peça, nos locais onde ocorrerão as apresentações”, destaca Aline Mohamad, representante do Instituto Brasileiro de Teatro (iBT).
Espetáculo Sebastião
Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.