
Escorpiões preocupam moradores da região de Itapetininga
Entre janeiro e agosto deste ano, a região de Itapetininga (SP) registrou mais de 60 acidentes com escorpiões. Tatuí (SP) é uma das cidades com maior número de ocorrências: 38 casos. Em Boituva (SP), foram 25 casos até agora, sem registro de mortes em nenhuma das cidades. Ao todo, quatro unidades de saúde oferecem soros antiescorpiônicos.
Nádia de Jesus Santos, moradora de Boituva, já se preocupava com a entrada de escorpiões em casa, principalmente devido aos terrenos cheios de entulho próximos ao endereço, que ajudam na proliferação do animal.
📲 Participe do canal do g1 Itapetininga e Região no WhatsApp
A preocupação aumentou quando o filho de 12 anos foi picado. “Tampo todos os ralos à noite também e agora a gente fica com medo, procurando dentro de casa se tem mais algum”, disse Nádia.
O filho, José Guilherme Santos de Lima, descreveu os sintomas que sentiu após a picada: “Tontura, dificuldade para ficar em pé, comecei a ter dificuldade para respirar, fiquei muito quente e a visão embaçada. Quando eu estava indo para o hospital, colocaram-me dentro do carro e apaguei lá atrás; só acordei quando cheguei ao hospital”.
Escorpiões encontrados em grande número
Reprodução/TV TEM
A enfermeira Miriam Aparecida Ferreira reforçou que os sintomas sentidos pelo menino são comuns após a picada. “Ele pode apresentar vômito, dor de cabeça e outros sintomas sistêmicos após a picada”, explicou.
Em Tatuí (SP), a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Yasmin Fernandes Camargo, destacou cuidados importantes para evitar acidentes com escorpiões. “O morador deve cuidar do quintal, não deixar entulhos ou objetos parados, porque o escorpião gosta de lugares quentes. Não deixar ralos destampados, frestas de portas abertas ou lixo acumulado em casa. Entulhos de construção são onde eles mais gostam de se esconder”, orientou. No município, há seis pontos de coleta de lixo, além da coleta de recicláveis.
Hospitais do interior de SP oferecem soro contra picadas de escorpião
Soros antiescorpiônicos
Na região de Itapetininga, quatro unidades de saúde possuem soros antiescorpiônicos. Na região de Sorocaba, são cinco unidades. Segundo o Instituto Butantan, o soro deve ser aplicado logo após a picada, sendo o único medicamento eficaz contra o envenenamento moderado e grave.
Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS);
Hospital São Vicente de Paulo – Jundiaí;
Hospital Universitário – Jundiaí;
Santa Casa de Angatuba;
Santa Casa de Capão Bonito;
Santa Casa de Piedade;
Hospital de São Miguel Arcanjo;
Santa Casa de Itu;
UPA de Tatuí.
No caso de crianças menores de 10 anos, elas devem ser levadas imediatamente ao CHS, independentemente de terem convênio particular. O hospital regional de Sorocaba oferece atendimento especializado para esse público, mais vulnerável a reações graves após a picada.
Soro antiescorpiônico disponível em hospitais da região
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias no g1 Itapetininga e Região
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM