
Menino de 3 anos comemora aniversário com tema ‘Coleta de lixo”, em Presidente Prudente (SP)
Conforme uma pesquisa feita no Google, alguns dos temas mais procurados para festas infantis de 2025 são Barbie, Vingadores e Mundo Mágico da Disney, mas, em Presidente Prudente (SP), a moradora Kananda Oliveira, de 31 anos, não seguiu o “padrão” e inovou na escolha para a celebração dos 3 anos de idade do filho Anthony Trombeta Pivato.
📱 Participe do Canal do g1 Presidente Prudente e Região no WhatsApp
A pedido de Anthony, a festa deste ano foi de “Coleta de Lixo”, com direito a uniforme personalizado igual ao que os servidores da Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) usam e uma decoração remetendo às rodas dos veículos e às cores da empresa que recolhe os resíduos dispensados pela população de Presidente Prudente (veja o vídeo acima).
Com bexigas laranjas e verdes amarradas no caminhão de lixo, os coletores chegaram ao aniversário, no bairro Jardim Aviação, e já foram recebidos com pulos de alegria e abraços do aniversariante.
Aniversário contou com a presença de uma equipe de coleta de lixo de Presidente Prudente (SP)
Cedida
A mãe de Anthony gravou o momento em que ele esperava pelos coletores e fazia a recepção dos servidores na festa. O vídeo viralizou nas redes sociais de um dos perfis que republicaram o material e, no momento da publicação desta reportagem, já passa de 160 mil visualizações.
De acordo com Kananda, o pequeno fez amizade com os coletores que realizam o recolhimento de lixo no bairro e pediu que o tema da festa fosse relacionado ao trabalho dos novos amigos.
“A ideia [do aniversário] a gente não faz a mínima, porque o Anthony é apaixonado por caminhões. Então, acho que, com o passar dos dias, ele pegou um laço de amizade muito forte com eles, por conta do caminhão. Agosto chegou e, para nossa surpresa, a resposta dele para a nossa simples pergunta do que ele queria de presente foi que queria uma festa com o caminhão de lixo e que os coletores viessem junto com o caminhão”, explicou a mãe.
“Foi aí que a corrida contra o tempo começou. Eu e minha mãe organizamos tudo. A gente foi atrás de um painel que não existia, porque nunca ninguém tinha pedido, então, conseguimos uma moça para fazer o tema de última hora. Improvisamos a roupa, porque liguei em vários lugares e nunca ninguém tinha recebido esse pedido de fantasia para uma criança, e compramos as coisas nas cores da coleta”, detalhou Kananda.
Além disso, a mãe de Anthony disse que só foi possível fazer a festa com a ajuda de amigos e que, ao saber que os coletores iriam ao aniversário, o pequeno estava ansioso e contava os minutos para a chegada deles.
Aniversário contou com a presença de uma equipe de coleta de lixo de Presidente Prudente (SP)
Cedida
“Conseguimos realizar o lindo sonho dele, que foi extremamente emocionante para todos que estavam aqui. A alegria dele era fora do normal, como mostra no vídeo. Achei muito bacana também a parte deles [dos coletores], que compraram um presente para o Anthony, inclusive, um caminhão da coleta. Mas, graças a Deus, deu tudo certo e foi mais lindo do que a gente imaginava”, expressou Kananda.
O aniversariante também deu entrevista exclusiva ao g1 e, com suas palavras, contou que a festa foi legal e que a melhor parte foi quando o caminhão chegou.
“Ele pegou um saco e me deu um caminhão de lixo [de brinquedo]”, disse Anthony.
Ainda, o pequeno compartilhou que, quando crescer, quer ser um gari.
Menino de 3 anos comemora aniversário com tema ‘Coleta de lixo”, em Presidente Prudente (SP)
Conscientização desde a infância 💡
De acordo com um dos coletores que participaram da festa, Laerte Alessandro Ferreira, de 46 anos, a equipe passa diariamente pelo bairro e todos os dias Anthony espera pelo caminhão.
“A mãe conversou com a gente para participar [da festa], pois o menino nos ama de verdade. A alegria do Anthony não tem preço. Ao nos ver chegando, ele ficou super feliz. Menino puro de coração, deixou a gente emocionado”, contou ao g1.
“Para mim, é a maior alegria participar de aniversários como esse, são essas pequenas oportunidades que nos tornam grandes para vencer a luta do dia a dia. Foi a primeira festa desse tipo que vi e participei”, ressaltou Laerte.
Aniversário contou com a presença de uma equipe de coleta de lixo de Presidente Prudente (SP)
Cedida
Já segundo o motorista Wesley Fernando dos Santos, de 35 anos, que também acompanha o amor de Anthony pelos caminhões desde o começo e foi à festa, foi um momento muito especial e gratificante.
“Foi bacana, a gente vê a felicidade da criança assim relacionada à coleta. É bastante gratificante pra gente, né? E foi uma coisa espontânea dele, ele estava bem contente, feliz”, disse Wesley.
Wesley ainda ressaltou ao g1 que, às vezes, Anthony também pede para andar no caminhão do lixo junto com a equipe.
“A gente vai bem devagarzinho, os meninos seguram ele e descemos até a esquina. A avó sempre leva ele lá pra esquina pra ver o caminhão passando. Aí, se a gente passa lá, a gente tem que dar uma buzinada no caminhão pra chamar a atenção dele, porque ele gosta de chegar lá, de passear no caminhão, senão ele fica triste”, salientou o motorista.
Aniversário contou com a presença de uma equipe de coleta de lixo de Presidente Prudente (SP)
Cedida
“Aí a avó dele disse quando iria ser o aniversário, que iria convidar a gente para participar e ia comprar uma roupinha para ele, relacionada à coleta, e acabou virando essa festa aí”, detalhou ao g1.
O motorista completou dizendo sobre a importância de ensinar as crianças sobre o trabalho feito pelos coletores de lixo e como as equipes de limpeza da cidade trabalham.
“Querendo ou não, a gente sabe que esse serviço não é considerado por todos, né? Tem gente que discrimina, mas é um serviço, um processo digno igual a todos. Então, é satisfatório pra gente ver uma criança com aquela fragilidade, que você sabe que não tem maldade, ver ele gostando do serviço da coleta é gratificante pra gente”, exemplificou o motorista.
Aniversário contou com a presença de uma equipe de coleta de lixo de Presidente Prudente (SP)
Cedida
A mãe da criança ainda disse ao g1 que sempre explica o quão importantes são os coletores de lixo para a cidade e incentiva o pequeno a agradecer pelo serviço dos agentes públicos de limpeza urbana.
“Um simples gesto de respeito já faz diferença. Quero que ele aprenda desde cedo que ninguém é mais ou menos por causa do trabalho que tem. São profissões essenciais para manter a cidade limpa e saudável, e, sem eles, nosso dia a dia seria muito mais difícil. As crianças precisam entender que todo trabalho merece respeito.”, concluiu Kananda.
Por fim, Wesley citou a repercussão que o aniversário está tomando nas redes sociais.
“A gente tem um grupo no WhatsApp que vai passando de um para o outro, aí tudo virou febre. Todo mundo publicando, curtindo, todos gostaram de saber da história”, finalizou ao g1.
Aniversário contou com a presença de uma equipe de coleta de lixo de Presidente Prudente (SP)
Cedida
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.