
Embalagens vazias de defensivos agrícolas são enviadas para a fábrica do Sistema Campo Limpo em São Paulo
Divulgação/Sistema Campo Limpo
Neste mês de agosto, as cidades do Maranhão se unem a outras mais de 140 localidades brasileiras para celebrar o Dia Nacional do Campo Limpo (DNCL), que celebra as conquistas e engajamento comunitário pela sustentabilidade no campo no estado, por meio da correta destinação das embalagens de defensivos agrícolas.
A comemoração é oficializada no calendário nacional desde 2008, por meio da Lei Federal 11.657. Neste ano, a data tem o lema “Por um destino melhor”. O objetivo da data é celebrar os resultados alcançados pelos elos da cadeia agrícola que há mais de 20 anos são os protagonistas do agronegócio sustentável.
Leia também:
MA destinou mais de 1 milhão de embalagens de defensivos agrícolas de forma ambientalmente correta em 2024
MA destinou mais de 945 toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos de forma ambientalmente correta em 2023; entenda o processo
No Maranhão, as celebrações do Dia Nacional do Campo Limpo começam no dia 18 de agosto, em Imperatriz, com uma palestra para aproximadamente 70 pessoas, incluindo estudantes, produtores e comunidade, com foco na conscientização ambiental e no correto destino das embalagens.
📲 Clique aqui e se inscreva no canal do g1 Maranhão no WhatsApp
No dia 19 de agosto, em Balsas, na unidade Maravilha, a programação contará com palestra para aproximadamente 160 agricultores, revendas e demais elos da cadeia, abordando a logística reversa, a educação ambiental e apresentando a central de recebimento localizada na Rodovia BR-230, km 406.
Unidade para recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas em Balsas, no Maranhão.
Divulgação/inpEV
Em 20 de agosto, na unidade Industrial de Balsas, as atividades terão a participação de aproximadamente 410 pessoas, entre visitantes, poder público e demais elos da cadeia. A programação inclui portas abertas na central de recebimento localizada na Rua Projetada 3, nº 100, bairro Distrito Industrial, apresentação dos resultados do Sistema Campo Limpo, demonstração dos processos operacionais e rodadas de palestras nas faculdades Anhanguera e Unibalsas.
Ainda no dia 20 de agosto, em Alto Parnaíba, aproximadamente 110 pessoas da comunidade e do interior participam de uma apresentação sobre a importância do Sistema Campo Limpo, na região de atuação da central localizada na Rua Projetada, s/n, bairro Centro.
Encerrando a programação, no dia 21 de agosto, Alto Parnaíba reúne aproximadamente 130 participantes, incluindo autoridades locais como o secretário de Meio Ambiente, o presidente da Câmara e representantes do município, para uma apresentação sobre o Sistema Campo Limpo e suas contribuições para a sustentabilidade no campo.
21º edição do Dia Nacional do Campo Limpo
Embalagens – Dia Nacional do Campo Limpo
Inpev
Em sua 21ª edição, o Dia Nacional do Campo Limpo se consolida como uma das maiores mobilizações do agro brasileiro em torno da sustentabilidade. A edição de 2025 celebra os avanços alcançados ao longo de mais de duas décadas de atuação conjunta, que já resultaram na destinação ambientalmente correta de mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias desde 2002, um feito possível graças ao comprometimento dos diversos elos que compõem o Sistema Campo Limpo.
Durante o mês de agosto, cidades de todas as regiões do país participam das comemorações com uma programação diversa, que inclui eventos com agricultores, com o poder público e canais de distribuição com palestras sobre a importância do Sistema Campo Limpo e seu impacto positivo. Ao todo, 145 eventos estão confirmados em 141 municípios, promovendo a aproximação entre o campo, a comunidade e as práticas sustentáveis. A proposta reforça o papel de cada pessoa envolvida na cadeia do agro e convida todos a refletirem sobre a importância da responsabilidade compartilhada na construção de um futuro mais consciente.
Conquistas e comemorações
Em 2024, o Sistema Campo Limpo superou em 29% a meta anual de destinação de embalagens, com 68.589 toneladas corretamente recebidas em mais de 400 unidades fixas e por meio de 4 mil ações itinerantes em 25 estados e o Distrito Federal. Mais de 18 mil caminhões foram mobilizados para percorrer 7,6 milhões de quilômetros, garantindo transporte seguro e rastreável em todo o processo.
No total, 100% das embalagens recebidas são destinadas de modo ambientalmente correto. Em média, 95% das embalagens retornam à cadeia como novas embalagens, matéria-prima para conduítes, tubos e outros artefatos homologados, promovendo economia circular e redução da extração de recursos naturais.
“O Dia Nacional do Campo Limpo é uma celebração da responsabilidade ambiental que une toda a cadeia do agro em torno de um propósito comum, garantindo a destinação correta das embalagens vazias de defensivos agrícolas. Essa mobilização coletiva é o que torna o Sistema Campo Limpo uma referência mundial em logística reversa e um exemplo de que sustentabilidade se faz com união, compromisso e ação contínua”, afirma Marcelo Okamura, diretor-presidente do inpEV, elo que representa a indústria no Sistema Campo Limpo.
No Maranhão foram destinadas corretamente 1.317 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas em 2024, colocando o estado na 10ª posição no ranking nacional e sendo responsável por cerca de 2% de todo o volume destinado no Brasil.
Outro destaque no estado é que, em 2025, teve a inauguração de uma nova central de recebimento em Balsas, que reforça a infraestrutura de coleta no Maranhão e amplia o potencial de participação das propriedades rurais na logística reversa.
O Maranhão é estratégico para o Sistema Campo Limpo não apenas pela representatividade do agronegócio, mas também pelo potencial de crescimento das operações e pelo engajamento crescente dos diferentes elos da cadeia agrícola na região.
Sistema Campo Limpo
O Sistema Campo Limpo é uma referência mundial em logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. Desde o início de sua operação, em 2002, o Sistema já destinou de forma ambientalmente correta mais de 800 mil toneladas de embalagens vazias e sobras pós-consumo em todo o Brasil.
A operação é baseada no princípio da responsabilidade compartilhada entre os elos da cadeia produtiva — indústria, canais de distribuição, agricultores — com o suporte e fiscalização do poder público.
Presente em todo o país, o Sistema conta com 411 unidades de recebimento, mais de 256 associações de revendas e cooperativas, e ações como os Recebimentos Itinerantes, que ampliam o alcance junto aos pequenos produtores. No total, mais de 2 milhões de propriedades rurais são impactadas.
Com o propósito de construir um destino melhor, o Sistema Campo Limpo mobiliza o setor agro para ações sustentáveis, eficientes e de impacto social e ambiental compartilhado.
Mais informações sobre o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site no Facebook, Youtube, Instagram e TikTok.