
Em Ourinhos, lago do Parque do Centenário sofre com poluição e acúmulo de resíduos
Laudos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apontaram problemas como assoreamento, excesso de algas e acúmulo de lixo no Lago do Parque do Centenário, em Ourinhos (SP).
O local é conhecido por sua beleza e por receber diariamente moradores que praticam atividades físicas, passeiam com a família e aproveitam atrações, como pedalinhos. Apesar disso, a confirmação da contaminação acende um alerta, já que algumas pessoas costumam pescar no lago — prática que, segundo especialistas, deve ser interrompida neste momento.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
A fauna do parque é bastante conhecida pelos visitantes. Patos e gansos costumam atravessar a avenida próxima, chegando a parar o trânsito. Em 2023, um jacaré que vivia no lago foi encontrado morto após se engasgar com uma sacola plástica, caso que gerou repercussão e preocupação com a preservação da vida animal.
Jacaré foi encontrado morto em lago de Ourinhos (SP)
Prefeitura de Ourinhos/Divulgação
Imagens mostram a presença de algas e macrófitas concentradas na água, além de trechos assoreados. O laudo da Cetesb confirma o assoreamento e classifica a situação como preocupante.
O problema se arrasta desde 2024. Inicialmente, a manutenção do lago e questões relacionadas ao esgoto eram de responsabilidade da SAE (Superintendência de Água e Esgoto). Posteriormente, a gestão passou para a empresa Ourinho Saneamento, que realizou um laudo para verificar se havia esgoto sendo despejado no local.
Laudo da Cetesb aponta contaminação e assoreamento em lago do Parque do Centenário em Ourinhos
Passando a Régua/Divulgação
De acordo com a TV TEM, não foi constatado despejo de esgoto no Lago do Parque do Centenário. Tanto a Cetesb quanto a Ourinho Saneamento confirmam que não há essa ligação, mas apontam a necessidade urgente de manutenção. A companhia ambiental ainda informou que a Prefeitura de Ourinhos tem um prazo de 180 dias para solucionar os problemas.
Em entrevista, o secretário municipal de Meio Ambiente, Diógenes Corrêa Leite, afirmou que medidas estão sendo adotadas para revitalizar o espaço.
“Nós estamos tomando todas as providências que foram solicitadas pela Cetesb para que o cartão-postal do nosso município continue sendo um cartão-postal. Em parceria com a SP Águas do Governo do Estado, vamos fazer um trabalho de revitalização nesse lago, que inclui desassoreamento, nova iluminação, repovoamento de peixes da bacia local, plantio de grama e melhorias na estrutura”, disse.
Ainda segundo o secretário, as equipes aproveitarão para solucionar “um problema histórico”. “Quando chove muito, a área transborda e impede o tráfego na avenida. Por isso, vamos abrir uma galeria subterrânea de 5 metros de profundidade ligando o lago de cima aos lagos de baixo”, contou.
Laudo da Cetesb aponta contaminação e assoreamento em lago do Parque do Centenário em Ourinhos
Passando a Régua/Divulgação
A previsão, de acordo com Diógenes, é de que as obras comecem em breve.
“Já estamos trabalhando com a SP Águas. Toda a programação e o planejamento estão prontos. Acreditamos que, no máximo, em 60 dias, iniciaremos a remoção de toda a matéria orgânica da lagoa.”
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região