
Concessão do tratamento de esgoto em Bauru é suspensa mais uma vez após exigências do TCE
A Prefeitura de Bauru (SP) republicou nesta sexta-feira (15) o edital de concessão do esgoto com as mudanças exigidas pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP). Agora, as empresas interessadas têm até 9h do dia 22 de setembro para apresentar as propostas. A abertura dos envelopes deve acontecer no mesmo dia.
A licitação estava suspensa desde o dia 24 de junho, por determinação do TCE, que exigiu alterações no edital. Antes disso, o edital já havia sido suspenso em janeiro. O processo de licitação teve início em novembro do ano passado.
📲 Participe do canal do g1 Bauru e Marília no WhatsApp
Prefeita renova prazo para entrega das obras da Estação de Tratamento do Esgoto (ETE) de Bauru
Thayna Polin/Prefeitura de Bauru
A concessão do sistema de esgoto foi aprovada pela Câmara dos Vereadores em maio de 2024, com oito votos favoráveis e nenhum contrário, e sancionada pela prefeita Suéllen Rosim.
A medida foi adotada depois que as obras da ETE Vargem Limpa, a mais cara e sem continuidade do estado, foram paralisadas. A concessão será financiada com recursos do Fundo de Tratamento de Esgoto (FTE) e pela tarifa de esgoto, que será cobrada junto à conta de água.
A obra é fundamental para melhorar o saneamento básico em Bauru, que hoje conta apenas com 4% do esgoto tratado, o segundo pior índice entre as 100 maiores cidades do Brasil, de acordo com o Ranking do Saneamento 2025, divulgado pelo Instituto Trata Brasil.
Cidade de Bauru tem apenas 4% do esgoto tratado
Reprodução/TV TEM
Veja mais notícias da região no g1 Bauru e Marília
VÍDEOS: assista às reportagens da região