Receita de Vó: aprenda a fazer doce ‘beijinho’ da Dona Luzia


Dona Luzia com alguns dos netos na casa em Bicas
Vinicius Pena Mendonça/Arquivo Pessoal
Na casa simples, cercada pelo verde em Bicas, no interior de Minas Gerais, os 10 netos não guardam apenas lembranças das brincadeiras no mato ou das tardes subindo em jabuticabeiras. A memória mais doce tem nome e sabor: o beijinho da Vó Luzia. Aos 81 anos, Luzia Porto Penna deixou uma tradição que se tornou elo entre as gerações da grande família.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 Zona da Mata no WhatsApp
“O beijinho da minha avó… ela sempre fazia quando a gente era criança. Era só terminar a brincadeira no mato, no quintal, que ela aparecia com aquilo que parecia ouro. Os beijinhos dela eram tipo uns beijões, grandaços. Os netos amassavam tudo com gosto”, conta um dos netos de Dona Luzia, Vinicius Penna Mendonça, de 20 anos.
Mais do que um doce de coco, o beijinho de Vó Luzia é um rito afetivo, repetido por décadas em cada almoço de família. Nascido das mãos firmes da matriarca, que aprendeu a receita com a tia Lúcia quando já tinha 30 anos, ele exigia mais do que ingredientes — era preciso ter um braço forte e muito amor.
É um doce que você precisa sovar muito a massa, então dá trabalho. Com o tempo, ela foi parando de fazer, porque já não dava mais conta
Mas a ausência do doce deixou um vazio. “A gente ficava sempre falando: ‘Pô, queria comer o beijinho da vó’… E aí eu falei: ‘Vou aprender a fazer isso.’” O que se viu foi um dos momentos mais marcantes da vida de Vinicius: uma tarde em que ele, a mãe e Luzia fizeram juntos, pela primeira vez, a receita que há tanto tempo adoçava as lembranças da família.
A receita de beijinho, agora nas mãos de Vinicius, é também um símbolo de continuidade.
Cozinheiro por escolha e vocação, o estudante de gastronomia, que estuda em Juiz de Fora, reconhece que foi na cozinha da avó que a paixão nasceu — ainda que sem perceber. “Eu sempre ficava colado nela, ou então observando quando ela cozinhava. Acho que isso me influenciou muito, mesmo sem eu saber”, disse.
Hoje, entre lembranças e panelas, o neto transforma o passado em permanência. E o que era um costume das tardes na casa da avó virou herança afetiva. “É uma receita que vou levar comigo pelo resto da vida”, finalizou.
🥥 Beijinho da Vó Luzia
Beijinhos da Dona Luzia
Vinicius Pena Mendonça/Arquivo Pessoal
Ingredientes:
Um coco seco grande 1 kg
Uma lata de leite em pó (380 g)
Um quilo de açúcar refinado (Separar 100 g para passar nos beijinhos depois)
Modo de preparo:
Quebre o coco, retire a água e descasque;
Rale a poupa no ralador mais fino;
Acrescente o leite em pó e o açúcar e sove a massa até dissolver todo o açúcar;
Deixe gelar e divida em bolinhas de 20 gramas;
Passe no açúcar, enfeite com cravos se quiser.
Obs: Essa receita rende em média 80 beijinhos de 20 gramas.
LEIA TAMBÉM:
Aprenda a fazer pavê cremoso da Dona Deusa
Aprenda a fazer quiche de alho-poró da Dona Vera Lúcia
Aprenda a fazer o ‘biscoito da saudade’ da Dona Linda
Aprenda a fazer o bolinho de chuva da Dona Nídia
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.