Defesa afirma que Hytalo Santos e marido viajaram de férias para SP e informa que apresentará pedido de habeas corpus


Hytalo Santos preso: polícia diz que influenciador e marido se preparavam para fugir do Br
A Polícia de São Paulo prendeu nesta sexta-feira (15) o influenciador Hytalo Santos e o marido dele, Israel Vicente, na investigação de tráfico de pessoas e exploração sexual infantil. A Justiça da Paraíba tinha decretado a prisão preventiva dos dois.
O influenciador e o marido estavam em uma casa em Carapicuíba, na Grande São Paulo. O policial pediu que os dois se identificassem:
Policial: Seu nome?
Hytalo: Hytalo José Santos Silva
Policial: Bom dia, seu nome?
Israel: Israel Natan Vicente
Policial: Vocês estão sendo presos pelo DEIC, aqui de São Paulo. Mandado de prisão da Paraíba.
A polícia apreendeu oito celulares com os suspeitos. Segundo o delegado que fez as prisões, os dois estariam se preparando para fugir do Brasil:
“A informação que tínhamos é que eles estavam em rota de fuga do Brasil. A gente não sabe por onde exatamente, pode ser por Foz do Iguaçu ou pelo Sul do país mesmo”, disse o delegado, Fernando Davi.
O Ministério Público da Paraíba investiga Hytalo Santos e Israel Vicente desde 2023 por suspeita de exploração sexual, trabalho infantil artístico irregular e tráfico de pessoas.
“Como estamos diante de uma investigação de possível exploração sexual de pessoas de menor idade e houve a retirada dessas pessoas de suas casas, então foi incluída a possibilidade desse crime de tráfico de pessoas entre o rol daqueles investigados”, comenta Antônio Hortêncio Rocha Neto, procurador-Geral de Justiça da Paraíba.
Nesta semana, policiais da Paraíba já tinham tentado cumprir mandados de busca e apreensão na casa de Hytalo em João Pesso, mas o influenciador e o marido saíram antes da chegada dos agentes, levando celulares e computadores.
O Procurador-Geral de Justiça da Paraíba diz que pediu a prisão de Hytalo para evitar a destruição de provas:
“Foi identificada durante essa busca a possível eliminação de provas e também informações, indícios já de possíveis ameaças a testemunhas”, comenta Antônio Hortêncio Rocha Neto – Procurador-Geral de Justiça da Paraíba.
Hytalo Santos preso: polícia diz que influenciador e marido se preparavam para fugir do Brasil
Reprodução/TV Globo
O influenciador tem mais de 20 milhões de seguidores. Os vídeos divulgados por ele nas redes sociais mostram crianças e adolescentes em danças eróticas, com pouca roupa. Segundo a investigação, as imagens eram monetizadas e ainda serviam de chamariz para rifas e sorteios na internet.
A defesa de Ítalo Santos e do marido afirmou que os dois foram para São Paulo de férias, que são inocentes e que vai ingressar com pedido de habeas corpus para liberar os clientes
“A gente tá lidando com pessoas primárias, pessoas que podem responder à investigação até mesmo sob medidas cautelares, que é o que a gente vai buscar no nosso habeas”, afirma o advogado Felipe Cassimiro, advogado de Hytalo.
Neste sábado (16), Hytalo Santos e o marido vão passar por audiência de custódia. Eles vão continuar na cadeia pública em Carapicuíba, na Grande São Paulo, até serem transferidos para a Paraíba.
Além de determinar a prisão, a Justiça mandou bloquear as redes sociais de Hytalo Santos e o proibiu de ter contato com os adolescentes citados na investigação e de receber dinheiro por conteúdos publicados na internet.
O caso de Hytalo Santos ganhou repercussão depois da denúncia do youtuber Felca sobre vídeos que promovem a “adultização” de crianças e adolescentes nas redes sociais.
LEIA TAMBÉM:
‘Adultização’: vídeo viral levanta debate sobre exploração de crianças e adolescentes nas plataformas digitais
Após vídeo de Felca, denúncias de exploração sexual na internet mais do que dobram em seis dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.