
Exercício militar com Força Aérea americana ocorre desde 2018
g1
Circula nas redes sociais uma publicação dizendo que as Forças Armadas brasileiras romperam com o governo Lula (PT), porque participaram de um exercício com os Estados Unidos. É #FAKE.
selo fake
g1
🛑 O que diz a publicação?
Publicado em 31 de julho de 2025 no X, o post tem um texto que diz: “EXÉRCITO BRASILEIRO FAZ ACORDO COM EXÉRCITO AMERICANO. Num gesto que quem abandona lulis, as FFAA fazem acordo com o exército dos EUA. 2 aviões cheios de soldados chegam em Cuiabá”.
Ele é acompanhado de um vídeo com mais de 280 mil visualizações que mostra, durante dois minutos, a chegada de aviões militares americanos.
Para enganar o público, a narração da alega: “As Forças Armadas brasileiras, em um movimento silencioso, porém cada vez mais evidente, deram início a um processo de realinhamento estratégico e institucional abandonando o eixo ideológico do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e reafirmando sua aliança histórica com as Forças Armadas dos Estados Unidos […]. Os Estados Unidos, através de Donald Trump, fazem aceno às Forças Armadas e mandam para o Brasil dois megacargueiros repleto de militares ao Brasil. Essas aeronaves pousaram na base aérea de Campo Grande (MS) para o Exercício Operacional Tapio 2025”.
Mas esse exercício, na verdade, é uma colaboração que ocorre desde 2018, como informa o site da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo é integrar militares do Brasil e de países convidados em simulações de guerra irregular, guerra eletrônica, missões de paz e ações humanitárias. Neste ano, ele começou em 31 de julho e tinha previsão de terminar neste sábado (16) – leia detalhes abaixo.
A locução fake omite isso e ainda diz: “Fontes militares ouvidas por diferentes veículos de imprensa revelam que esse movimento [alegado na publicação falsa] ocorre em reação ao crescente isolamento geopolítico, promovido pela atual política externa brasileira e pela escalada de tensão com a administração de Donald Trump”.
Trata-se de uma referência a episódios como o tarifaço de 50% sobre produtos brasileiros vendidos nos estados Unidos. Segundo a Casa Branca, a medida foi uma resposta a ações do governo Lula que representariam uma “ameaça incomum e extraordinária à segurança nacional”. O documento citou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), dizendo que ele está persegue politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e milhares de seus apoiadores.
⚠️ Por que o post é mentiroso?
De fato, aviões cargueiros da Força Aérea americana chegaram ao Brasil no final de julho para o Exercício Operacional o Tápio (EXOP Tápio). Registros oficiais no site da FAB comprovam que a colaboração ocorre desde 2018 e não tem relação com os episódios recentes envolvendo Lula e Trump. Além disso, não há registros de “rompimento” das Forças Armadas brasileiras com o governo petista.
O Fato ou Fake pesquisou pelo termo “Tápio” no site da FAB. A busca mostra que ele ocorre desde 2018, em Campo Grande.
Um texto publicado no site da FAB naquele mesmo ano informa: “o exercício tem por objetivo adestrar os esquadrões aéreos e unidades de Infantaria do Comando de Preparo (Comprep) no cumprimento de Ações de Força Aérea em cenário similar ao encontrado em missões de paz da ONU, envolvendo simulações de Busca e Salvamento em Combate, Apoio Aéreo Aproximado, Lançamento de Paraquedistas e Cargas, Reconhecimento Aéreo, Evacuação Aeromédica, entre outras”.
Em 2025, o exercício começou em 31 de julho e tinha previsão de terminar neste sábado (16). Os americanos enviaram envio dois cargueiros Globemaster III.
Diferentemente do que o vídeo que viralizou anuncia, a imprensa brasileira não noticiou nenhuma ruptura entre a FAB, Marinha ou Exército e o governo brasileiro, em razão do tarifaço de Trump ou de críticas do governo americano ao processo em que Jair Bolsonaro (PL) é réu.
Não há também, nas notas oficiais da Força Aérea brasileira, qualquer aviso nesse sentido.
Avião cargueiro dos EUA pousa em Campo Grande
Exercício militar com Força Aérea americana ocorre desde 2018
g1
Veja também
Veja o que é #FATO ou #FAKE em vídeos do conflito entre Israel e Irã
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)