
Festa do Divino Espírito Santo em Piracicaba completará 200 anos em 2026
Um grupo de, pelo menos, 17 pintores se uniu em um mutirão para restaurar a pintura da Capela do Divino Espirito Santo de Piracicaba (SP) e das casinhas que ficam no entorno da igreja, no Largo dos Pescadores.
Neste sábado (16), foram entregues as fachadas dos imóveis vizinhos à igreja. Os trabalhos começaram no dia 2 de agosto deste ano.
A Capela do Divino é tombada pelo Patrimônio Histórico de Piracicaba. Por isso, foram mantidas as cores originais, branco e vermelho, símbolos da celebração quase bicentenária da manifestação religiosa da região e que atrai milhares de pessoas para a margem do Rio Piracicaba todos os anos.
A pintura é o marco inicial das comemorações dos 200 anos da Festa do Divino, celebrados em 2026. É a primeira vez que uma ação de pintura comunitária acontece no Largo dos Pescadores. A Capela do Divino já foi pintada há quatro anos, por volta da 2021, mas as casinhas não haviam recebido novo revestimento de cor.
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
Mutirão comunitário renova pintura da tradicional Capela do Divino e casinhas vizinhas do Largo dos Pescadores.
Reprodução EPTV
Ao todo foram usados de 50 a 60 litros de tinta, sendo cinco latas de tinta branca e 16 galões da vermelha para pintura da capela. Para renovação da fachada das casinhas, são previstas uma lata de tinta cada.
Um antigo pescador que frequentava aqui as imediações via que o prédio da Irmandade era muito desgastado, abandonado. Ele trouxe essa ideia de fazer um mutirão de pintura. E, consequentemente, foi muito bem-vinda e a Irmandade acatou”, contou Victor Alberto Toti, presidente da irmandade.
A revitalização seguiu todas as regras de preservação e contemplou 10 prédios, incluindo a capela, as casas e comércios que pertencem ao Largo dos Pescadores. Todas as cores originais foram mantidas. O material foi doado e os pintores ofereceram a mão de obra, todos voluntários.
“Não tem cansaço, não tem nada, cara. Você vê, sábado retrasado saímos daqui às 21h, 21h10 já”, comentou o pintor voluntário Ariovaldo de Jesus Salvador.
Festa do Divino completa 200 anos em 2026
Festa do Divino Espírito Santo em Piracicaba completa 199 anos
A tradicional Festa do Divino de Piracicaba (SP) completou 199 anos de existência neste ano. A abertura do festejo ocorre com a típica missa da derrubada e benção dos barcos em julho.📺 Assista, acima.
⛪ Com quase 200 edições realizadas, a festa é a mais antiga manifestação festiva e religiosa da cidade. O festejo ocorre anualmente desde 1826 às margens do rio Piracicaba.
A celebração é reconhecida como patrimônio cultural imaterial da cidade desde 2016, com registro aprovado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac).
Festa do Divino passa a ser patrimônio cultural imaterial de Piracicaba
VEJA TAMBÉM:
Festa do Divino se torna patrimônio cultural imaterial de Piracicaba
Tradicional em Piracicaba, Festa do Divino já foi proibida pela igreja na cidade
196ª Festa do Divino de Piracicaba ocorre de 10 a 17 de julho
Claudia Assencio/g1
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba