Praticantes da Quimbanda se reúnem em Marcha e Encontro Internacional em Porto Alegre neste sábado


Veja como foi 1ª Marcha dos Quimbandeiros, em Porto Alegre
A 2ª Marcha dos Quimbandeiros será realizada neste sábado (16), em Porto Alegre. O cortejo começa às 14h, na Usina do Gasômetro, e segue até o Largo Zumbi dos Palmares.
🔍 A Quimbanda é uma religião de tradição afro-brasileira. Apesar de sua relevância para a cultura e espírito, ainda enfrenta estigmas, preconceito e intolerância.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
O evento na Capital faz parte o 18º Encontro Internacional de Quimbandeiros, que continua a partir das 20h na Avenida Dante Ângelo Pilla, 660, na Zona Norte, reunindo lideranças religiosas, músicos e defensores da liberdade de crença.
Segundo o organizador Pai Ricardo de Oxum, a expectativa para sábado é de reunir ainda mais participantes do que na edição anterior:
“Na marcha do ano passado, aproximamos, a grosso modo, [cerca de] duas mil pessoas. E esse ano a gente tá tentando mobilizar mais público”, comenta. “Tem muita gente se mobilizando também do Rio, São Paulo, Argentina, Uruguai e Paraguai”, revela.
Pai Ricardo de Oxum
Divulgação/ NPC Fotografia
Este ano, o evento presta tributo ao Babalorixá Pai Paulinho do Xoroquê, referência nas religiões de matriz africana no Rio Grande do Sul, que morreu em junho, durante um incêndio que atingiu o imóvel onde ele realizava sessões religiosas.
O cortejo contará ainda com a participação de Jan Oliveira, diretor artístico da escola de samba Portela, que deve acompanhar a marcha. Ele ainda deve participar de uma reunião sobre uma homenagem ao Príncipe Custódio, prevista para o carnaval carioca de 2026.
Saiba quem foi Príncipe Custódio, africano que viveu em Porto Alegre no século XX e é tema do enredo da Portela
1ª Marcha dos Quimbandeiros, em Porto Alegre
Imagens cedidas/ Pai Ricardo de Oxum
VÍDEOS: Tudo sobre o RS
Adicionar aos favoritos o Link permanente.